PUBLICIDADE
Notícias

Combates recomeçam em Alepo após fim do cessar-fogo

12:42 | 23/10/2016
Os combates foram retomados na cidade síria de Alepo neste domingo após o fim de um cessar-fogo humanitário de três dias que se encerrou sem qualquer entrega de ajuda planejada ou saída de pessoal médico.

A Rússia implementou o cessar-fogo, chamado de "pausa humanitária", junto com as forças armadas sírias leais ao presidente Bashar al-Assad para permitir a entrada de ajuda humanitária na cidade. Moscou pregou que o cessar-fogo seria uma abertura para que residentes e rebeldes deixassem as vizinhanças controladas pela oposição, mas nenhuma ajuda chegou e facções rebeldes rejeitaram os chamados para que eles saíssem, insistindo no combate.

O porta-voz do Escritório de Coordenação para Assuntos Humanitários da Organização das Nações Unidas (ONU), Jens Laerke, afirmou que a assistência humanitária não poderia ser promovida por falta de condições de segurança. O Ministério da Defesa da Rússia não respondeu a pedidos para que comentasse sobre o tema.

Em fotos e vídeos publicados online, residentes da parte leste de Alepo foram vistos usando a pausa para ir às ruas protestar contra o regime sírio e declarar que não deixariam suas casas.

Quando um pequeno número de civis tentou cruzar para a parte da cidade controlada pelo regime de Assad na terça-feira, pessoas foram feridas por um atirador das forças do governo, segundo informaram residentes e equipes médicas.

Logo após o fim do cessar-fogo, na noite de sábado, os bombardeios recomeçaram, apoiados por milícias xiitas estrangeiras.

O regime de Assad tem entregue panfletos e mandado mensagens de texto aos residentes do lado oriental de Alepo pedindo que eles abandonem os rebeldes e voltem para os domínios do governo. Enquanto isso, facções rebeldes dizem estar se preparando para uma ofensiva para permitir a entrada de comida e combustível na região. Fonte: Associated Press.

TAGS