PUBLICIDADE
Notícias

Sonda Rosetta pousa em cometa e termina sua missão após 12 anos

20:30 | 30/09/2016
A sonda Rosetta pousou hoje na superfície do cometa 67P/Churiumov-Gerasimenko, finalizando, assim, a sua missão espacial nos últimos 12 anos. Quarenta minutos depois da sonda ter se prendido ao cometa - tempo que leva para a informação percorrer do espaço ao centro de controle -, os cientistas da Agência Espacial Europeia receberam o sinal de "fim da missão". Apesar de sua missão ter terminado no espaço, na Terra, os dados que foram recolhidos ao longo de sua jornada, serão analisados durante as próximas décadas.

Jan Woerner, chefe da Agência Espacial Europeia, disse que a missão de 1,4 bilhão de euros (US$ 1,527 bilhão) já era um sucesso. Além de enviar uma sonda para a superfície do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko em novembro de 2014 - a primeira cósmica - a missão Rosetta tem inúmeros dados que os investigadores vão passar muitos mais anos analisando.

Os cientistas já anunciaram uma série de descobertas acerca da composição química do cometa diante de conhecimentos cruciais que fornecerão informação sobre o sistema solar e teorias sobre a origem da vida na Terra. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS