Participamos do

Imagens de satelite mostram sombra do eclipse passando sobre o planeta

Novas imagens do eclipse já estão circulando na rede. Elas foram capturadas pela Nasa, pela Agência Espacial Europeia e pelos astronautas da Estação Espacial Internacional
16:25 | Ago. 22, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]

O eclipse solar que ocorreu nesta segunda-feira, 21, foi o tipo de evento que causou muita comoção. Novas imagens do eclipse já estão circulando na rede. Elas foram capturadas pela Nasa, pela Agência Espacial Europeia e pelos astronautas da Estação Espacial Internacional. Confira algumas abaixo:

[VIDEO1] 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

[VIDEO2] 

[VIDEO3] 

Durante o período que a maioria dos fotógrafos profissionais e amadores estava tentando registrar o eclipse, as agências espaciais do mundo inteiro estavam fazendo imagens impressionantes e de ângulos e formas bem diferentes da maioria das pessoas. Com os satélites, como o GOES-16, foi possível registrar a sombra do eclipse passando pelo meio de todo o território americano.

[VIDEO4]

Os telescópios especiais revelaram imagens ultradetalhadas do sol sendo coberto pela lua, como o do satélite da Agência Espacial Europeia, Proba-2. Esse equipamento é usado para estudar os raios ultravioleta extremos que vêm do sol, e foi com esses sensores especiais que essa imagem foi captada.

[VIDEO5]
Na Estação Espacial Internacional, os astronautas a bordo estavam bem preparados para capturar as imagens do eclipse. O astronauta americano Jack Fisher tuitou uma foto das muitas câmeras que ele e seus colegas estavam planejando usar.

[VIDEO6]

Enquanto o astronauta italiano Paolo Nespoli compartilhou uma imagem mostrando de perto o filtro gigante, o qual usa para proteger a lente da câmera dos raios solares.

[VIDEO7]

[VIDEO8]

[VIDEO9] 

O ângulo que os astronautas viram o fenômeno (acima) foi bem diferente das imagens vistas de cima enviadas pelos satélites.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente