Participamos do

Bombeiros lutam contra incêndio florestal que deixou 62 mortos em Portugal

07:39 | Jun. 19, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Mais de 1.000 bombeiros lutavam nesta segunda-feira para tentar conter o gigantesco incêndio florestal na região central de Portugal, que deixou pelo menos 62 mortos e provocou uma forte comoção no país.

Após um fim de semana com 40 graus Celsius em várias regiões do país, a temperatura registrou leve queda, mas o incêndio, declarado no sábado à tarde em Pedrógão Grande, prosseguia na direção das regiões vizinhas de Castelo Branco e Coimbra.

O número de focos foi reduzido para 35 no domingo à noite em todo o país, mas os recursos mobilizados continuavam sendo praticamente os mesmos, com mais de 2.000 bombeiros e 660 veículos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"O risco de incêndio é máximo no centro", alertou a Proteção Civil.  "Portugal chora por Pedrógão Grande" ou "Em memória das vítimas" eram algumas das manchetes dos jornais.

"Como isto pode ter acontecido?", pergunta o Jornal de Notícias. "Por quê?", questiona o Público.

"Nossa dor é imensa, como nossa solidariedade com as famílias da tragédia", afirmou no domingo o presidente Marcelo Rebelo de Sousa, emocionado com a maior tragédia da história recente de Portugal.

"Temos uma sensação de injustiça, pois a tragédia afetou os portugueses dos quais se fala pouco, de uma zona rural isolada", completou.

O balanço oficial mais recente era de 62 mortos e 62 feridos, incluindo cinco em estado grave, uma criança e quatro bombeiros. Mas as autoridades não descartam a possibilidade de encontrar outras vítimas nas áreas devastadas pelas chamas.

Nas colinas situadas entre as localidades de Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera, que 24 horas antes das chamas estavam repletas de eucaliptos e pinheiros, a devastação era total.

De acordo com as autoridades, muitas vítimas morreram em seus veículos quando se viram cercadas pelas chamas no momento em que passavam pela rodovia nacional 236, que liga Figueiró dos Vinhos com Castanheira de Pera, no sábado.

"Era verdadeiramente um inferno. Pensei que o fim do mundo havia chegado. Não acreditei que sairia viva", contou Maria de Fátima Nunes, que foi resgatada pelos bombeiros.

Corpos foram encontrados em casas localizadas em áreas isoladas. Os moradores de pelo menos três localidades próximas a Pedrógão Grande foram retirados de suas residências.

Algumas vítimas identificadas "morreram em suas casas, que não deixaram a tempo", afirmou o primeiro-ministro António Costa, que pediu à população que respeite as ordens de evacuação.

"Se deixar a minha casa, vai queimar tudo, pois não temos ninguém que nos ajude", declarou Fernando Pais, um agricultor de 50 anos que morava com a mulher e o filho em Trespostos, perto da localidade de Campelo.

A família Pais não abandonou sua casa e luta sozinha contra as chamas com uma simples mangueira.  "Conhecia várias vítimas. Uma amiga perdeu a mãe e a filha de quatro anos porque não conseguiu retirá-las da parte de trás do carro", disse Isabel Ferreira, de 62 anos, habitante da região.

A polícia determinou que uma tempestade seca provocou as chamas e descartou a possibilidade de incêndio criminoso.

Quatro aviões de combate ao incêndio da Espanha e três da França chegaram ao país no domingo para ajudar os bombeiros portugueses. Nesta segunda-feira devem chegar dois aviões espanhóis e dois italianos, assim como reforços terrestres, no âmbito do mecanismo europeu de proteção civil, ativado a pedido de Lisboa.


AFP

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente