Participamos do

Obama divulga carta de despedida ao povo americano

Antes de passar o posto para Donald Trump, Obama agradeceu "pela honra" de servir ao país
18:10 | Jan. 19, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O mandatário estadunidense Barack Obama divulgou uma carta de agradecimento, nesta quinta-feira (19), seu último dia de trabalho como o 44º presidente dos Estados Unidos, pedindo ao povo americano que permaneça na democracia e prometendo "estar bem ali com você a cada passo do caminho".

Antes de passar o posto para Donald Trump, o 45º presidente, em cerimônia a ser realizada amanhã (20), Obama agradeceu "pela honra" de servir ao país. "Tudo o que aprendi no meu tempo no cargo, aprendi com vocês", disse ele na carta, referindo-se ao povo norte-americano. "Vocês me fizeram um melhor presidente e vocês me fizeram um homem melhor."

Obama passou as últimas duas semanas em preparativos para a sua saída da presidência. Fez um discurso de despedida em Chicago, na semana passada, e conversou com os jornalistas em sua última entrevista à imprensa na Casa Branca, em Washington, na quarta-feira (19).

"Eu vi você, povo americano, em toda sua decência, determinação, bom humor e bondade. E em seus atos cotidianos de cidadania, eu vi nosso futuro se desdobrar ", disse ele. "Todos nós, independentemente de partido, devemos nos lançar nessa obra, que é o trabalho alegre da cidadania. Não apenas quando há uma eleição, não apenas quando nosso próprio interesse estreito está em jogo, mas durante todo o período de uma vida".

"E quando o arco de progresso parece lento, lembre-se: a América não é o projeto de uma única pessoa. A palavra mais poderosa em nossa democracia é a palavra 'nós", escreveu Obama na carta, que repetiu a frase que caracterizou a sua primeira campanha eleitoral: “Yes, we can” ("Sim, nós podemos").

Obama vai participar da posse do presidente eleito Donald Trump, juntamente com a primeira-dama Michelle Obama, nesta sexta-feira (20).

 

Agência Brasil

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente