Participamos do

Holanda cria aplicativo para ajudar refugiados LGBT

15:20 | Jan. 23, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Os refugiados da comunidade LGBT na Holanda podem agora se conectar ao aplicativo móvel "Rainbow Refugees NL" para obter informações sobre seus direitos, saúde e segurança, indicou nesta segunda-feira o Ministério da Cultura.

"Os refugiados às vezes não sabem que na Holanda podem apresentar ações judiciais por discriminação", explicou a ministra holandesa Jet Bussemaker, citada em um comunicado.

"É a discriminação, e não a homossexualidade, que é punida aqui", acrescentou.
Disponível na plataforma iTunes, o aplicativo oferece informações sobre os direitos de um refugiado LGBT, sobre o procedimento de solicitação de asilo na Holanda e sobre as associações onde se pode pedir ajuda e fazer perguntas sobre saúde e segurança.
Os solicitantes de asilo recebem também contatos úteis e podem entrar em contato com as organizações LGBT diretamente via o "Rainbow Refugees NL", disponível em árabe, inglês, persa e francês.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Os refugiados LGBT às vezes têm experiências negativas com as instâncias oficiais dos seu países de origem e levam essa desconfiança com eles para o país aonde vão, detalhou o comunicado.

O aplicativo para smartphones foi desenvolvido, com a ajuda de dez refugiados, pelo Ministério de Educação, Cultura e Ciências da Holanda, pela principal associação de defesa de direitos dos homossexuais do país (COC) e pelo órgão central para a recepção de solicitantes de asilo (COA).
A Holanda foi o primeiro país do mundo a legalizar o casamento homossexual.
AFP

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente