Participamos do

Leão é morto após fugir de cativeiro em zoológico

12:23 | Set. 29, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Guardas de um zoológico na Alemanha abateram na quinta-feira um leão que escapou da sua área cercada depois de que não conseguiram deter o animal com um sedativo, disse o diretor do parque.
"É um desfecho muito, muito triste, mas não tivemos escolha", disse o diretor do zoológico da cidade de Leipzig, no leste da Alemanha, Joerg Junhold.
O leão morto, chamado Motshegetsi, e outro exemplar, Majo - ambos de um ano de idade -, escaparam da jaula em que estavam por volta das 8h40 locais (03h40 em Brasília) de quinta-feira, antes da abertura do parque ao público.
A equipe do zoológico implementou um plano de emergência, isolando a área de modo que os animais não pudessem romper as cercas da instalação.
"Depois de que Majo foi capturado e Motshegetsi foi atingido com um dardo tranquilizante, estávamos esperançosos de que a fuga poderia terminar sem qualquer perda de vida", disse Junhold.
No entanto, os funcionários em seguida determinaram que tinham perdido o controle da situação, e um guarda atirou e matou Motshegetsi.
"A segurança humana sempre vem em primeiro lugar", disse Junhold.
Os dois animais, originalmente da Namíbia, tinham chegado a Leipzig em 13 de agosto passado, procedentes do zoológico de Basileia, na Suíça.
Eles tiveram algumas semanas para se acostumar com a sua nova casa antes de serem colocados em uma área cercada onde podiam ser vistos pelo público.
A fuga "surpreendeu todos nós, porque o cercado estava em operação há 15 anos. Claro que presumíamos que era seguro", disse Junhold.
Em março passado, um tigre foi morto por outro no zoológico de Leipzig, depois que o tabique que os separava foi removido por acidente.
Em maio, um zoológico de Ohio, nos Estados Unidos, causou um alvoroço internacional quando uma criança caiu na jaula de um gorila e os funcionários atiraram e mataram o animal.
Embora tenham reconhecido que os funcionários tinham poucas opções, os críticos alegaram que o zoológico deveria ter instalado mais barreiras no cativeiro do animal. Os gerentes do parque insistem em que o parque cumpre todas as normas da indústria.
AFP

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente