Participamos do

Saiba o que funciona no feriado do Dia da Independência do Brasil

Lojas, bancos e correios fecham em Fortaleza no feriado nacional. Supermercados e postos de gasolina funcionarão normalmente. Enel e shoppings terão esquema de plantão
14:42 | Set. 05, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1] 

Atualizada às 19h20min do dia 6/9

O feriado nacional pelo Dia da Independência do Brasil será nesta quinta-feira, 7 de setembro. Saiba quais serviços e estabelecimentos estarão funcionando na capital cearense.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Supermercados
O funcionamento permanece normal, segundo a Associação Cearense de Supermercados (Acesu).

Postos de gasolina
De acordo com o Sindicato dos Empregados em Postos de Serviços de Combustíveis e Derivados de Petróleo no Estado do Ceará (Sinpospetro), os postos de gasolina estarão funcionando normalmente, com pagamento dobrado.

Comércio
Estará com as suas portas fechadas, segundo o Sindicato do Comércio Varejista e Lojista de Fortaleza (Sindilojas).

Bancos
Em Fortaleza, o atendimento bancário não vai funcionar, apenas os terminais de autoatendimento.

Padarias
O funcionamento das panificadoras é facultativo, com folga trabalhada, de acordo com o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Panificação e Confeitaria, Massas Alimentícias e Biscoitos do Estado do Ceará (Sindipan-CE).

Enel
A Enel Distribuição Ceará montou um esquema especial de atendimento, entre os dias 7 e 10 de setembro. Lojas do consumidor estarão fechadas nesta quinta-feira, 7, e abrirão normalmente na sexta-feira, 8. O atendimento emergencial será feito em todo o Estado por 757 operadores de sistemas e subestações, eletricistas, técnicos e engenheiros. A comunicação de ocorrências ou solicitação de serviços e informações poderá ser feito pelo site da companhia (www.eneldistribuicao.com.br), redes sociais ou pelo número 0800 285 0196.

Cagece
A Companhia funcionará em regime de plantão durante o feriado desta  quinta-feira, 7, Dia da Independência do Brasil, para atendimento de manutenção das redes de água e esgoto em Fortaleza e no interior do Estado. As lojas de atendimento estarão fechadas na quinta e retomam o atendimento na sexta-feira, 8. A Cagece orienta aos clientes que necessitarem de atendimento que entrem em contato imediato por meio dos canais de atendimento disponíveis, como a Central de Atendimento 0800.275.0195.

Hemoce
A sede do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará, situada na avenida José Bastos, funcionará das 8h às 13h. O funcionamento do posto de coleta de sangue no Instituto Doutor José Frota (IJF), no Centro, será das 13h às 17h30min.

Saúde
Postos de saúde não funcionam. Segundo a SMS, apenas a sala de vacina do posto Paulo Marcelo (Rua 25 de março, 607 - Centro) e do posto Messejana (Rua Coronel Guilherme Alencar, s/n) abre a partir das 8h30min, indo até as 16h30min.

Metrofor
Neste feriado não haverá operação das linhas Sul e Oeste do Metrô de Fortaleza. A linha Sul volta a funcionar na sexta-feira, 8, das 5h30m até 21h. A linha Oeste também volta a funcionar normalmente na sexta-feira, das 5h30 até 20h40, ligando o Centro de Fortaleza ao Centro de Caucaia.

Correios
As agências estarão fechadas nesta quinta-feira, 7, voltando ao atender normalmente das unidades na sexta-feira, 8.

Judiciário

Para esta quinta-feira, 7, feriado que marca o Dia da Independência do Brasil, magistrados de Fortaleza e de comarcas do Interior estarão de plantão. No Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), o desembargador Paulo Francisco Banhos Ponte, das 12h às 18h, fará atendimentos, que serão no Palácio da Justiça, no bairro Cambeba. As informações são do site do TJCE.

Já no Fórum Clóvis Beviláqua, a 38ª Vara Cível e a 11ª Vara Criminal estarão responsáveis pelo plantão. Na ocasião, os juízes estarão disponíveis das 12h às 18h. Os plantonistas analisarão pedidos de natureza cível no âmbito de competência da Infância e Juventude considerados urgentes.

No interior, das 8h às 14h, haverá atendimento nas comarcas de Juazeiro do Norte (Vara Única de Família e Sucessões), Santana do Cariri (Vara Única), Jucás (Vara Única), Jati (Vara Única), Jaguaribe (Vara Única), Senador Pompeu (JECC), Aratuba (Vara Única), Russas (2ª Vara), Aracati (JECC) Maracanaú (JECC), Aquiraz (2ª Vara), Caucaia (1ª Vara Criminal), Itapipoca (1ª Vara), Massapê (1ª Vara), Cruz (Vara Única), Varjota (Vara Única), Croatá (Vara Única), Tamboril (Vara Única), Tauá (3ª Vara) e Itatira (Vara Única).

Praia Acessível

O projeto Praia Acessível funcionará normalmente durante o Feriadão da Independência. Realizado pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setfor), funcionará de quinta à domingo durante o feriadão da Independência. O desta quinta-feira, 7, a partir das 9 horas. A ação acontece de quarta a domingo, das 9h às 14h, na Praia de Iracema.

North Shopping Fortaleza, North Shopping Jóquei, North Shopping Maracanaú e Via Sul Shopping
Lojas e quiosques fechados. As praças de alimentação e lazer vão abrir de 11h às 22 horas. O funcionamento do cinema será de acordo com a programação. O Super Lagoa North Shopping Fortaleza terá funcionamento normal, de 7h às 22h. As Lojas Americanas do North Shopping Fortaleza funcionará de 11h às 21h. A Smart Fit do North Shopping Jóquei tabém terá funcionamento normal, de 9h às 15h.

RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy
Lojas e quiosques fechados, mas as operações de alimentação, entretenimento e restaurantes funcionarão normalmente das 10h às 22h. O cinema segue os horários das sessões disponíveis no site da Cinepólis.

Shopping Iguatemi Fortaleza
Lojas fechadas, exceto as Lojas Americanas, que abrem das 12h às 21h. As praças de aimentaçao e lazer funcionarão das 10h30 às 22h. O cinema funciona das 12h30 às 22h30. Já o Hipermercado Extra terá funcionamento das 7h às 0h.

Shopping Benfica
Lojas, quiosques e boxes fechados. A praça de alimentação, o cinema e os brinquedos funcionarão das 11h30min às 22h. Mercadinhos São Luiz funcionará das 8h às 21h. As Lojas Americanas funcionam das 11h30min às 21h.

Shopping Aldeota
As lojas estarão fechadas. A praça de Alimentação funciona das 10h às 22h. O Pão de Açúcar abre das 7h às 22h. As Lojas Americanas funcionam das 12h às 20h. Já o boliche e o cinema funcionam, respectivamente, das 14h às 22h e 13h às 21h30.

Shopping Del Paseo
As lojas estarão fechadas. A praça de alimentação funciona das 11h às 22h.O cinema abre às 13 horas.

Grand shopping Messejana
As lojas e os quiosques do Grand Shopping estarão fechados. A praça de alimentação, lazer e cinema funcionarão de 11h ás 22h.

Shopping Avenida
Apenas o estacionamento do shopping funcionará, das 14 às 21 horas.

Shopping Parangaba
A praça de alimentação e as opções de lazer do Shopping Parangaba funcionarão das 11h às 22h. As lojas e quiosques estarão fechados. O cinema UCI funcionará de acordo com os horários das sessões.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente