Participamos do

Temperaturas amenas no Ceará não têm relação com frente fria que percorre regiões do Brasil

A tendência é de que o calor característico do litoral cearense alivie entre os meses de junho e agosto
17:20 | Jul. 21, 2017
Autor Carlos Holanda
Foto do autor
Carlos Holanda Repórter
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]

A massa de ar frio que tem circulado e influenciado o clima de estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil não chegará ao Ceará – e nem na região Nordeste. De acordo com a meteorologista e supervisora do núcleo de meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto, o alcance desta massa não passará do Acre. Mesmo assim, a tendência é de que o calor característico do litoral cearense continue mais ameno até agosto.

Sobre as últimas temperaturas nas três regiões do país contempladas pelo fenômeno, Meiry credita ao inverno do hemisfério sul, que começou oficialmente no dia 21 de junho e terminará no dia 22 de setembro. “É o período de temperaturas mais baixas no Brasil como um todo”, explica. Ela diz que esse tipo de evento é mais comum do que se imagina. “Essa redução de temperatura observada por causa da massa de ar fria provoca o fenômeno chamado ‘friagem’”, diz.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Sem influência da massa polar, Fortaleza e municípios do interior cearense vêm apresetando temperaturas mais baixas. De acordo com a Funceme, na manhã desta sexta-feira, 21, a capital registrou 22.3°C. No último dia 4, os termômetros marcaram, entre 6 e 7 horas, 21,9ºC, a temperatura mais baixa do ano na cidade. No interior, Barbalha registrou recentemente 19°C e Guaramiranga, 16°C.

Ciclo diário da temperatura

Meiry explica que o máximo da radiação solar é ao meio dia, mas o máximo da temperatura acontece às 14h. Ela diz que, com a chegada da noite, se não houver a presença de nuvens no céu, a perda radiativa é bem maior – as nuvens funcionam como espécie de obstáculo que mantém a temperatura. Por conta desta perda radiativa, o início do dia, portanto, é o horário em que a temperatura é mais baixa, momento que é possível sentir a temperatura mais amena.

Previsão em Fortaleza

De acordo com o site da Funceme, para hoje, a previsão é de nebulosidade variável com chuvas no decorrer do dia. Para sábado, 22, nebulosidade variável com períodos de chuva entre a madrugada e manhã. À tarde e à noite, céu entre parcialmente nublado e claro. Já no domingo, a previsão para a madrugada à manhã é de nebulosidade variável. À tarde e à noite, com céu parcialmente nublado.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente