Participamos do

Obra da Cagece ocupa faixa e calçada na avenida Washington Soares

Com a intervenção, pedestres e ciclistas dividem espaço da via com veículos
12:59 | Jul. 27, 2017
Autor Lucas Braga
Foto do autor
Lucas Braga Repórter do O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1] Obra na avenida Washington Soares, próximo ao Shopping Iguatemi, tem deixado o trânsito complicado e posto em risco outros modais. Iniciada no último dia 10, a intervenção interdita a faixa mais à direita da via, no sentido Aldeota - Litoral Leste. Máquinas nas calçadas impedem tráfego de ciclistas e pedestres, que precisam dividir espaço com os carros. 
 
A entrada de veículos na avenida Rogaciano Leite também está comprometida. É necessário passar sobre os tachões (as populares “tartarugas”) para acessar a via, desviando de tapumes. 
 
O prazo para conclusão da obra é 25 do próximo mês, mas até esta segunda-feira, 31, a faixa deve ser liberada para o tráfego. A obra continua com reparos e adequações no passeio. 
 
Lúcio Sampaio, gerente de Obras da Cagece na Região Metropolitana, explica que a intervenção na avenida Washington Soares foi planejada para este mês por ser férias escolares, quando se tem menor volume de veículos na via. A obra faz ligação de uma das estações elevatórias ao macrossistema de esgotamento. 
 
“É uma das etapas finais dessa integração, que vai beneficiar mais de 50 mil pessoas daqueles bairros”. Segundo Lúcio, a obra beneficia o meio ambiente, já que o sistema de esgotamento sanitário do bairro Guararapes é novo. “Sem o sistema, o esgoto pode contaminar o lençol freático e, no período de chuvas, alagar as ruas. Com a drenagem e o saneamento, diminuem as chances de contaminação, considerando que muitos dos prédios têm poços”, adverte. 
 
A Cagece informou que equipes realizariam limpeza da calçada até esta quinta-feira, 27, para que pedestres transitem com segurança. 
 
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE) informou que a empresa responsável pela obra é quem faz a sinalização do desvio, informando ao público o trajeto para se locomover em função da obra. O diretor de trânsito do órgão, Júlio Cavalcante, respondeu que a obra foi aprovada e que uma equipe de fiscalização irá ao local para avaliar se a intervenção está sendo executada de acordo com o projeto.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente