Participamos do

Nadja De Pinho Pessoa, militante dos direitos das pessoas com deficiência, morre aos 56 anos

O velório acontece desde as 7 horas desta manhã na Funerária Ethernus, na rua Padre Valdevino. Missa de corpo presente será às 15 horas
13:13 | Jul. 08, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1] 

Morreu na noite dessa sexta-feira, 7, a professora e militante dos direiros das Pessoas com Deficiência (PcD) no Ceará, Nadja De Pinho Pessoa, 56 anos. A morte foi ocasionada por complicações de uma infecção. As informações são de Ana Beatriz Praxedes, amiga pessoal de Nadja há mais de 20 anos.

A professora ficou paraplégica aos 19 anos, quando sofreu um acidente de carro que lesionou sua medula espinhal. Por sua luta pelos direitos das Pessoas com Deficiência (PcD), ela se tornou a primeira titular da Coordenadoria de Pessoas com Deficiência (Copedef), foi fundadora do Movimento VIDA, colaborou pela criação do Conselho Municipal dos Direitos às Pessoas com Deficiência de Fortaleza (Condefor) e contribuiu pela criação do Cedef (Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência). Foi destaque na luta pela gratuitade para os deficientes físicos no transporte público de Fortaleza. Nadja era a filha do meio de três.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Nadja era nossa primeira-ministra. Uma parte dos avanços nos direitos das Pessoas com Deficiência e de inclusão no Ceará e no Brasil se deve à ela", considerou, por telefone, Ana Beatriz.

"É uma perda muito grande. A morte de Nadja deixa uma lacuna. Ela era inspiração, pois sempre esteve em lutas junto com as pessoas com deficiência de Fortaleza. A trajetória dela se confunde com as principais bandeiras do movimento das Pessoas com Deficiência do Ceará", lamenta Emerson Damasceno, titular da Copedef desde janeiro deste ano.

Daniel Melo, conselheiro municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Prefeitutura de Fortaleza, que trabalhou por cinco anos junto com Nadja Pessoa, destacou a determinação da professora. "Ela era uma pessoa que nos representou por ser referência na luta do movimento. Determinada e que estava sempre com um sorriso no rosto. Ela sempre estava junto com a gente", relembra.

O velório acontece desde as 7 horas desta manhã na Funerária Ethernus, na rua Padre Valdevino. A missa de corpo presente será realizada às 15 horas no mesmo local.

Repercussão nas redes sociais

A ex-prefeita de Fortaleza e deputada federal Luizianne Lins (PT), destacou, pelo Facebook, o legado de Nadja De Pinho Pessoa, que esteve à frente da primeira gestão da Coordenadoria de Pessoas com Deficiência (Copedef), nos anos de mandato da petista no executivo municipal.

"Mais uma partida nos causa grande pesar. Morreu nessa sexta-feira Nadja de Pinho Pessoa, uma lutadora do movimento das Pessoas com Deficiência do Ceará. À frente da primeira Coordenadoria de Pessoas com Deficiência, criada na gestão de prefeita de Luizianne, Nadja desenvolveu um trabalho sólido e que impacta até hoje nas políticas públicas do segmento. De extrema competência e humanidade, deixa um legado de comprometimento e superação. Nossa admiração e reconhecimento. Solidariedade aos familiares e amigos", postou.

Para homenagear a militante, o vereador Guilherme Sampaio (PT) publicou nota de pesar e postou um vídeo gravado no Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, em 3 de dezembro do ano passado.

[VIDEO1]
"É com muita tristeza que lamento, nesta sexta, o falecimento da amiga Nadja Pinho. Referência na luta pelos direitos das pessoas com deficiência, tive a grata oportunidade de desenvolver com Nadja projetos nesta área e sua energia sempre foi um grande incentivo a todos os que tiveram o prazer de sua convivência. Nadja muita luz! Paz e luz! Você cumpriu uma missão linda, de muita entrega pelo bem da coletividade. Minha solidariedade aos demais amigos e aos familiares. Minha solidariedade aos demais amigos e aos familiares deste ser tão especial", diz o texto.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente