PUBLICIDADE
Fortaleza
Transporte Público

Dezoito linhas de ônibus iniciam hoje embarque pela porta da frente

Segundo a Etufor, o intuito é se adequar à mecânica dos veículos. Projeto piloto inicia nesta segunda, 17, com 18 linhas que tiveram local da catraca alterados

11:25 | 17/07/2017
Embarque passa a ser pela porta dianteira nesta segunda em 18 linhas de ônibus
A partir desta segunda, 17, um total de 18 linhas de ônibus de Fortaleza passam a circular com transferência do local de embarque. Os passageiros desses veículos devem, a partir de agora, embarcar pela porta dianteira e não mais pela traseira. Segundo Antônio Ferreira, vice-presidente da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), a mudança é um projeto piloto que começa com a alteração na posição da catraca em 57 veículos distribuídos em 18 linhas. Fortaleza é a única Capital brasileira a manter a catraca na parte traseira dos coletivos.
 
“Vamos melhorar a comodidade dos passageiros e o embarque dos preferenciais”, informa Ferreira. Com a troca de lugar das catracas, a demanda deve ser adequada à estrutura mecânica dos veículos. O vice-presidente da Etufor explica que os eixos dianteiros dos ônibus são feitos para acomodar uma carga de uma tonelada. Já a parte de trás, suporta até seis toneladas. “Para a segurança do usuários, é melhor que se acomodem ao longo do eixo traseiro, do ponto de vista da segurança”, enfatiza porque do ponto de vista da segurança.
 
Os passageiros cadeirantes continuam embarcando pela porta do meio. Caso o projeto piloto seja aprovado, o intuito da Etufor é fazer com que todos os veículos se adaptem à nova forma de embarque, mas ainda não há uma previsão para que o processo ocorra.
 
Os ônibus que recebem a alteração nessa primeira fase do projeto operam em linhas de trajetos e demandas pequenos. São os veículos que interligam bairros aos terminais nas chamadas rotas alimentadoras. A Etufor afirma que a mudança foi solicitada por 43% dos usuários entrevistados em pesquisa de satisfação do transporte público. A Capital conta atualmente com 2.251 veículos. Desses, 440 têm ar-condicionado e 200 contam com wi-fi.
 
Confira as linhas com mudança no local de embarque:
205- Dom Lustosa
212 - Jardim Guanabara/Nova Assunção I
304 - Bela Vista/Lagoa
311 - Castelão/Parangaba/SP1
325 - Aracapé/Siqueira
328 - Castelão/Parangaba/SP2
378 - Urucutuba
383 - Parque São João/Siqueira
388 - Cj Tatu Mundé
394 - Pq Universitários/Lagoa I
466 - Arvoredo/Parangaba
637 - Cj Maria Tomásia/Santa Filomena
643 - Barroso Circular
645 - Cj João Paulo II
681 - Alameda das Palmeiras
686 - Cj São Bernardo
825 - Cidade Fun/Papicu/Jd das Oliveiras
832 - Papicu/Cidade 2000
 
 
Redação O POVO Online