Participamos do

50 mil mudas do Horto estão prontas para o plantio; saiba como conseguir gratuitamente

Outras 25 mil são cultivadas para plantio até o próximo ano. Parte é doada à população, gratuitamente. O Horto é aberto para visitação, mediante agendamento
15:55 | Jul. 24, 2017
Autor Lucas Braga
Foto do autor
Lucas Braga Repórter do O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
São aproximadamente 50 mil mudas de árvores nativas, frutíferas e ornamentais produzidas pelo Horto Municipal Falconete Fialho e prontas para distribuição e plantio. Entre as espécies estão o flamboyant e o ipê – árvores de porte médio, que alcançam até seis metros de altura, indicadas para plantio em calçadas, por exemplo.
 
[FOTO1] 
Além destas, 25 mil mudas são cultivadas para plantio até 2018. A produção, que inclui plantas medicinais e palmeiras, é dividida entre projetos de reflorestamento e urbanismo da Prefeitura. Outra parte é disponibilizada à população, distribuída pela Secretaria de Urbanismo e Meio-Ambiente (Seuma). São doadas à população mudas de árvores de médio e grande porte, como mungubeiras, sibipirunas, ipês, timbaúbas e patas de vaca.

Segundo Vladimir Sena, gerente de Manutenção de Praças, Canteiros e Passeios da Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor), a expectativa é de aumento na plantação. “Existem ainda as mudas de espécies florestais, como mogno, pau-brasil, paineira e abricó, que chegam a 30 metros de altura. Duzentas foram plantadas no Parque Rio Branco, em ação de reflorestamento”, exemplifica.
 
[FOTO2]
Vladimir diz que as árvores de porte médio são as mais adequadas para o plantio doméstico. “As raízes pivotantes dessas plantas não se expandem tanto e evitam, assim, quebra de piso em calçadas e problemas nas tubulações subterrâneas”, explica. Além disso, elas são mais adequadas ao clima local, resistentes à escassez de água. 

A recomendação do especialista é reservar espaço de 70 x 70cm para o plantio, guardando a distância de, pelo menos, 1,5m de muros. A poda preventiva regular é outra sugestão para evitar o crescimento desordenado. As medidas visam à segurança, para que as copas fiquem distantes das casas, com o crescimento das árvores. 

Espécies como mangueiras, jambeiros e outras frutíferas de grande porte devem ser plantadas em área mais ampla, ensolarada, distante do passeio e de estacionamentos, livrando possíveis prejuízos com a queda de frutos.

Horto

Localizado no Parque Ecológico do Passaré, assim como o zoológico Sargento Prata, o Horto Municipal Falconete Fialho é administrado pela Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor). Lá, são produzidas e cultivadas centenas de espécies de plantas que compõem o paisagismo das ruas, avenidas e equipamentos públicos da Capital. Recentes ações nos bairros Siqueira e Bom Jardim foram destino de 2.400 mudas; no Centro Cultural Belchior, na Praia de Iracema, foram 740 mudas; e, na avenida Raul Barbosa, 200 mudas. Ao todo, em 2017, foram mais de 8 mil mudas já plantadas.

A visitação é aberta ao público, todas as manhãs, mediante prévio agendamento. Após requalificações de jardinagem, previstas para conclusão em outubro, os horários devem ser expandidos. 

Serviço
Para conseguir mudas gratuitamente, a população deve entrar em contato com a Seuma
Telefone: 85 3452.6910
Onde: av. Deputado Paulino Rocha, 1343 - Cajazeiras
Horários de atendimento: de segunda a sexta-feira, de 8 às 12 horas 

Visitação guiada ao Horto Municipal
*Agendamento deve ser feito pelo telefone: 85 3105.2004
Horário de visitação: 8 às 12 horas 
Endereço: Avenida dos Paroaras, 100 - Passaré

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente