Participamos do

Sem apoio do poder público, festa de São Pedro no Mucuripe é reduzida

Colônia de pescadores informa que a procissão marítima deve ocorrer, mas sem a grande festividade do passado. As celebrações incluem missas na Capela de São Pedro e carecem de estímulo
15:05 | Jun. 23, 2017
Autor Amanda Araújo
Foto do autor
Amanda Araújo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1] 

As homenagens ao padroeiro dos pescadores começam às 17h30min desta segunda-feira, 26, com uma procissão que levará a imagem do santo da Paróquia de Nossa Senhora da Saúde até a Capela de São Pedro. Apesar de ser bem imaterial tombado pelo Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultura de Fortaleza (Comphic), a Festa de São Pedro perde força com o passar dos anos. Sem apoio da Prefeitura de Fortaleza, os pescadores mantêm as celebrações com missa e procissão marítima reduzida.

Nos dias 27 e 28, haverá missas na Capela de São Pedro às 18h30min, em homenagem ao santo; na quinta-feira, 29, Dia de São Pedro, a missa está marcada para às 7h30min, com a procissão marítima sendo realizada em seguida, às 8h30min. Os pescadores levam a imagem para o mar a bordo de jangadas, pedindo proteção e fartura na pesca.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O presidente da Colônia Z-8, Possidônio Sousa Filho, 69, destaca a importância das celebrações e lamenta a falta de apoio. "Ficamos tão desanimados nos últimos anos com as dificuldades. Não vai ter mais aquela festa grande no calçadão, mas apenas missa e procissão marítima", explica.

Em 2016, apenas três embarcações foram autorizadas pela Marinha a fazer o cortejo marítimo. "No passado, o pescador colocava mulher, filhos e amigos na jangada para fazer o percurso. Ficava um colorido bonito, mas independente da redução (da procissão marítima), os pescadores continuam com sua fé e esperança. Pedimos proteção para o pescador ter seu peixe de cada dia e dia e conseguir sustentar a família”, frisa.

A Festa de São Pedro dos Pescadores é comemorada tradicionalmente em Fortaleza desde 1932. Relatora do Parecer sobre a Solicitação de Tombamento da Igreja de São Pedro, Olga Paiva cita recomendações técnicas para a manutenção da festa que nunca foram cumpridas. "Deveria haver política de fomento para que a festa ocorra de acordo com o interesse da comunidade, permanecendo com toda sua força expressiva e entrando no calendário turístico”, diz.

Segundo a pesquisadora, também foi recomendada uma marcação no piso em frente à igreja, sinalizando local sagrado ante à expansão urbana de Fortaleza. “A festa tem valor simbólico fortíssimo porque é uma celebração dos pescadores, que resistem fortememente à especulação (imobiliária). Há uma identidade muito forte dessa comunidade com o santo, agregando outras formas de expressão, como o artesanato, quadrilha infantil”, avalia Olga.

O padre Juarez de Brito Cardoso, pároco da Igreja de Nossa Senhora da Saúde, retoma trechos da Bíblia para falar das celebrações em homenagem ao padroeiro dos pescadores. "Jesus o encontrou à beira-mar e disse: Farei de ti um pescador dos homens. E ainda: E eu te darei as chaves do reino dos céus, e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus”, completa.
A imagem do padroeiro deixa a paróquia de Nossa Senhora dos Remédio e segue para a Capela de São Pedro dos Pescadores

O POVO Online procurou a Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) sobre o apoio à festa. A pasta informou que só deve responder na próxima segunda-feira, 26.

 

Programação:

26 de junho (segunda-feira)
17h30 - Procissão saindo da Paróquia de Nossa Senhora da Saúde até a Capela de São Pedro
18h30min - Missa na Capela de São Pedro

27 de junho (terça-feira)
18h30min - Missa na Capela de São Pedro

28 de junho (quarta-feira)
18h30min - Missa na Capela de São Pedro

29 de junho (quinta-feira)
7h30min - Missa na Capela de São Pedro
8h30min - Procissão Marítima na orla da Beira Mar

Serviço
Capela de São Pedro
Local: Av. Beira Mar, 4600 - Mucuripe
Paróquia de Nossa Senhora da Saúde
Local:  Av. da Abolição, 3929 – Mucuripe

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente