Participamos do

Reajuste de 12, 9% na tarifa de água e esgoto começa a valer nesta segunda-feira

Reajuste foi anunciado no fim do último mês de maio e, segundo a Cagece, leva em consideração o aumento nos custos de produção e operação
16:10 | Jun. 23, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A nova tarifa de água e esgoto de 151 municípios cearenses atendidos pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) começa a valer nesta segunda-feira, 26, com reajuste de 12,9%. Com o aumento, o valor cobrado por m³ pelos serviços da empresa passa a R$ 3,17.

O reajuste foi anunciado no fim do último mês de maio e, segundo a Cagece, leva em consideração o aumento nos custos de produção e operação, “agravados pela crise hídrica que o Ceará atravessa”. As agências reguladoras no Estado autorizaram a companhia a aplicar revisão ordinária de 17,23%, mas estará sendo aplicado percentual menor.

De acordo com a Cagece, os valores cobrados são definidos de acordo com a categoria e a demanda de consumo de cada cliente, com tarifa maior quando o consumo aumenta.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“Esta é uma maneira da companhia garantir uma cobrança justa, evitar o desperdício de água tratada e subsidiar a tarifa paga pelos clientes com menor poder aquisitivo, como é o caso da tarifa social, por exemplo”, indicou a companhia,em nota.

A revisão ordinária foi autorizada pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (ARCE) – no caso dos municípios do interior; e Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle de Serviços Públicos de Saneamento Ambiental (ACFOR) – no caso de Fortaleza.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente