Participamos do

Evento lança primeiro Observatório da Cultura Alimentar do Ceará

O ambiente de pesquisa em Gastronomia reúne Uece, IFCE e Associação dos Chefs de Cozinha do Ceará. Principal objetivo do Observatório é lançar as bases para a abertura de mestrado acadêmico e profissional
10:51 | Mai. 26, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]
A discussão da pesquisa em Gastronomia deve contar com um novo espaço de debate no Ceará. O lançamento do Observatório da Cultura Alimentar do Ceará  (OCCA) será no próximo dia 30, no Museu da Indústria, no Centro, às 9 horas, com a presença de pesquisadores acadêmicos, estudantes, profissionais, chefs de cozinha, empresários, representantes de instituições relacionadas à gastronomia e cultura alimentar. O objetivo é criar um espaço para a discussão sobre a alimentação.
 
A professora do curso de Ciências Sociais, da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Kadma Marques, explica que o Observatório visa lançar espaços para a abertura de novos cursos de pós-graduação em Gastronomia. Esse tipo de pesquisa é inexistente no Ceará. No Brasil, somente a Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo, possui dois mestrados e um MBA na área.
 
O OCCA tem como missão ser um espaço de elaboração de conhecimento, sistematização, análise e divulgação de dados em relação às diversas cadeias de produção, consumo e difusão da cultura alimentar no Ceará. A primeira atividade do Observatório, já em andamento, tem sido um grupo de estudos para discutir e aprofundar questões referentes à gastronomia e cultura alimentar, a partir do viés sociológico. Além de atividades como esta, o OCCA espera desenvolver pesquisas puras e aplicadas em Fortaleza e no Interior do Estado, reunindo pesquisadores, profissionais e instituições que atuam na área. Atualmente, o grupo se reúne, às terças-feiras, na Uece.
 
Na mesa, estão confirmadas as presenças da professora doutora Maria Lucia Bueno, docente do Departamento de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG); a chef de cozinha e pesquisadora Nilza Mendonça, autora do livro "Em Busca dos Sabores Perdidos" e professora do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial no Ceará (Senac).
 
Além disso, também devem estar presentes a Chef de Patisserie Lia Quinderé, formada pela escola francesa Le Cordon Bleu e proprietária da Sucré Patisserie; Luhen Aquino, chef de cozinha vencedor da versão local do concurso Enchefs e representante cearense no Prêmio Dolmã 2017; e ainda o historiador e doutorando em Arqueologia Igor Pedroza, que desenvolve pesquisa sobre a horticultura pré-histórica no sítio Serra do Evaristo, em Baturité. A programação é gratuita e não requer inscrição.
 
Serviço
Lançamento do Observatório Cearense da Cultura Alimentar (OCCA)
Quando: Terça-feira, 30 de maio, às 9 horas.
Onde: Museu da Indústria, narua Dr. João Moreira, 143 - Centro.
Entrada Gratuita. 
 
Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente