Participamos do

Diretor da DHPP faz desabafo após fim de semana violento

O delegado Leonardo Barreto fez um apelo para divulgação de ações positivas, ressaltou que os casos do fim de semana possuem suspeitos e divulgou o número de WhatsApp da Especializada
17:15 | Mai. 29, 2017
Autor Jéssika Sisnando
Foto do autor
Jéssika Sisnando Repórter
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]

O diretor da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Leonardo Barreto, fez um desabafo nesta segunda-feira, 29, após ser indagado sobre fim de semana violento na Capital e Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), durante a coletiva que apresentou a prisão três adultos e apreensão de adolescentes, suspeitos de envolvimento no degolamento de uma pessoa no último sábado, 27.

Indagado sobre as ações da DHPP durante o fim de semana que teve o balanço parcial de 45 homicídios, o delegado Leonardo Barreto pediu a mídia que houvesse a divulgação de ações positivas sobre as operações eficazes da Polícia.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Às vezes sentimos dificuldade de fazer reverberar operações, como a última, com 20 presos e oito apreendidos, na área da AIS 8. E acreditamos que é saudável e faz um papel social. Dizer e prestar conta do nosso trabalho, dos policiais que estão na ponta, tanto civis como militar e esse esforço de integração que não é só no discurso, mas na prática", ressaltou.

"O trabalho de atendimento ao local de crime foi mantido. É a questão que ressaltei. A parte negativa parece que chama mais atenção, mas não deveria ser, pois prendemos 30 pessoas no começo da semana e não vimos uma matéria sobre isso. Fica esse registro, a questão dos homicídios teve matéria, mas as 30 (prisões) eu não vi. Isso é que a gente fica entristecido como cidadão", ressaltou.

WhatsApp da DHPP

O diretor da DHPP aproveitou o momento para divulgar o WhatsApp de denúncias da DHPP, para o encaminhamento de denúncias (91117498), que está em funcionamento durante 24 horas. A ferramenta serve para divulgar localização de homicidas, endereços de armas de fogo ilegais. Leonardo Barreto afirmou que vai ter uma equipe pronta para as denúncias e garantiu o sigilo.

Crimes do fim de semana têm indicativos

Conforme Leonardo Barreto, vários dos delitos que aconteceram no fim de semana estão com indicativos e resultarão em indiciamento e na prisão dos envolvidos. "Acho que toda semana a gente tá aqui apresentando resultados positivos", afirma.

Sobre o perfil dos casos que aconteceram no fim de semana, o diretor da Especializada afirmou que cada crime é tratado com motivações próprias e que cada um vai gerar um inquérito policial e que no momento oportuno vão expor a autoria delitiva.

"Nós temos o perfil da maioria das vítimas, que já respondem envolvimento com o crime. São vítimas jovens do sexo masculino e a interligação com a questão da droga ilícita, mas para jogar no pacote completo e definir não teria condições, seria imprudente da nossa parte", ressaltou.

Identificados suspeitos da morte de PM

Leonardo Barreto informou que existe uma delegacia da DHPP para investigar cada Área Integrada da Segurança (AIS), inclusive a 11ª delegacia cuida para os crimes contra agentes públicos, dentre os casos do fim de semana o do sargento da PM, deste crime, quatro dos suspeitos foram identificados pela 11ª Delegacia. "Isso é para ganhar notícia", comentou. Sobre a fuga de 11 detentos na DHPP, no sábado, 27, o delegado ressaltou que quatro presos foram recuperados. E que há possibilidade de novas recapturas no decorrer do dia. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente