Participamos do

TRE-CE firma convênio com o Estado para agilizar processo de cadastro da biometria

O Tribunal vai expandir postos de atendimento para alcançar a meta de cadastro de 100% dos eleitores cearenses
21:29 | Jan. 26, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]Em 2020, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) pretende que 100% dos eleitores do Estado estejam cadastrados biometricamente. Para isso, o TRE-CE vai firmar convênio com o Governo do Estado para agilizar o processor de identificação da biometria dos eleitores na manhã desta sexta-feira, 27, no Palácio da Abolição.

 

Com o convênio, cerca de 3 mil estagiários de nível médio, com idade entre 16 e 21 anos, irão trabalhar nas zonas eleitorais do interior para recadastrar a biometria dos eleitores neste ano e no próximo. Os adolescentes fazem parte do Projeto Primeiro Passo da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

A operação visa atingir o recadastro de 75% do eleitorado do Estado do Ceará até as eleições de 2018. Os 25% restante em 2020. Durante as eleições municipais de 2016, 34,78% dos eleitores do Estado cotaram com a biometria. A porcentagem dos eleitores de Fortaleza foi de 16%. Apesar do baixo número de eleitores com o cadastro biométrico, 62 dos 184 municípios alcançaram a meta de 100% dos eleitores. No restante esse processo está em andamento.

 

69 municípios cearenses irão fazer o recadastro biométrico obrigatório neste ano e em 2018. Neste caso, o eleitor deve comparecer aos cartórios eleitorais. Quem descumprir a convocação, terá o seu título cancelado. Já em outros 48 municípios, incluindo Fortaleza, o cadastro será facultativo até maio de 2018. Para atender a demanda da capital, o TER vai expandir os postos de atendimento para os Vapt Vupt do Antônio Bezerra e em outros shoppings centers da cidade.

 

No próximo dia 6 de fevereiro, irá iniciar a revisão eleitoral obrigatória nos municípios de Caucaia e Maranguape. Para isso, está sendo estudado a possibilidade de expansão dos postos de atendimento.


Sistema de agendamento

O TER-CE adotou um Sistema de Agendamento para que os eleitores possam escolher as datas e horários convenientes para o cadastro biométrico. O eleitor podem agendar seus horários pelo atendimento no Disque Eleitor (148), de segunda a sexta-feira, de 7h às 19h, ou no site do TRE.

 

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente