Participamos do

'É o meu perfil', diz novo secretário de Segurança sobre opiniões controversas em rede social

Em uma publicação no Instagram, André Costa havia defendido um cafezinho a um policial em vez de socorro a "um bandido gravemente ferido"
22:46 | Jan. 06, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Como adiantou a edição de O POVO desta sexta-feira, 6, o novo secretário de Segurança Pública do Estado, André Santos Costa, é presente em redes sociais. No Instagram, o delegado da Polícia Federal tem mais de 6 mil seguidores. Lá, divulga trabalhos da Polícia, mensagens motivacionais e opiniões, certas vezes controversas.  

[FOTO1] 

Em uma publicação nesta quinta-feira, 5, André comemorou o início das atividades enquanto titular da pasta. “Mais uma missão da qual tenho ciência da grande expectativa da sociedade cearense e também da responsabilidade da função”, escreveu.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

No dia 16 de outubro de 2016, ele aparece com uma pistola Glock 17,9 mm sobre o volante do carro. Na legenda da foto, com distintivo da PF em evidência, André Costa referencia: “Freio de mano”. E defende: “Policial precisa estar sempre preparado para os piores cenários e na rua não pode deixar que o outro lado tenha o elemento surpresa a favor”.

 

Já em outro post, da primeira semana de dezembro, André lançava a questão hipotética: “Há um bandido gravemente ferido precisando de socorro e ao lado um policial precisando de um cafezinho. Você levaria o café com açúcar ou adoçante?”. André respondeu na legenda, com ironia: “5 gotas de adoçante, por favor!”. A postagem foi apagada ainda na tarde desta quinta-feira da conta do novo secretário.

[FOTO2] 

Questionado pela reportagem sobre a influência das redes sociais em seu trabalho e as opiniões lá expressas, o secretário desconversou. “É um perfil mais voltado para divulgações da Polícia e também motivador para quem quer a carreira pública ou policial. A grande maioria das postagens é motivadora sempre buscando ajudar as pessoas. É o meu perfil”, explicou.

 

Estratégias

 

Nesta sexta-feira, 6, durante coletiva de imprensa na sede da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado (SSPDS), no bairro São Gerardo, André Costa prometeu foco na diminuição de roubos e furtos no Ceará.

 

O novo secretário prometeu ainda dar continuidade as ações de redução de homicídios. Ele também reforçou o diálogo como uma marca do seu trabalho e respondeu a questões como a presença de facções no Ceará, o crime organizado, o efetivo das Polícias Militar e Civil, e parcerias com outros órgãos.

 

"A gente pretende sentar com a equipe e traçar estratégias para reduzir da forma mais drástica possível o número desses crimes", comentou André.

 

De acordo com o secretário, as facções criminosas estão concentradas dentro dos presídios, sendo necessário atacar a "veia financeira" desses grupos, que vem do tráfico de drogas. "As facções estão concentradas de dentro do presídio. Existe um comando de dentro para fora. Alguns crimes são comandados por eles, mas não vejo uma questão de que eles tão tomando conta do Estado e algumas regiões. Desafio, se alguém disser um local que a segurança pública não alcance, me mostre que a gente vai lá", disse o titular da SSPDS.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente