Participamos do

Irmãos Cruz fazem apresentação às margens da Lagoa do Porangabuçu

O projeto "Clássicos na Lagoa" leva música erudita à comunidade e encerra a programação deste ano com o sexteto de irmãos. Conheça a família que se apresenta hoje
15:00 | Dez. 02, 2016
Autor Bruna Damasceno
Foto do autor
Bruna Damasceno Repórter no OPOVO
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1] Logo mais, quando o sol começar a se despedir (16h30min) nesta sexta-feira, 2, os Irmãos Cruz encerram o ciclo de apresentações do Clássicos na Lagoa deste ano. Entre sopros e partituras, o concerto traz na sinfonia dos músicos a interpretação dos compositores Astor Piazzolla e Heitor Villa-Lobos, numa atmofera erudita às margens da Lagoa do Porangabuçu.

 

Formado pelo sexteto de irmãos de 10 a 18 anos, o grupo Irmãos Cruz surgiu há aproximadamente um ano. Bisnetos e netos de músicos, eles carregam uma trajetória intensa na arte. “Eu cresci nessa harmonia de música e fui contagiado. Foi natural. Era um caminho que tinha que ser seguido”, revisita a infância, o músico Axel Brendo Crux, de 18 anos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine


Axel é o mais velho dos irmãos, aos oito anos conheceu a música. Escondido dos pais que não aceitavam a arte como profissão, ele desenvolveu suas primeiras habilidades ao som de Djavan, Jorge Vercilo e outros nomes da Música Popular Brasileira (MPB) – suas primeiras referências. “Depois comecei a estudar jazz e Charles Parker, Beethoven e outros foram se tornando referência", diz.


“Por ser músico, eu sei o sofrimento que é o caminho e não queria que eles passassem por isso. Mas eles seguiram outro rumo – da música erudita – e foi uma benção; quando vimos que era o que eles queriam, toda família começou a apoiar”, conta Bento Cruz, pai dos jovens músicos.  “Meu pai e minha mãe sempre estão conosco – para o que der e vier”, frisa Axel.


O grupo Irmãos Cruz nasce quando Axel consegue uma bolsa para estudar no Conservatório de Música Alberto Nepomuceno. Experiência que inspirou os outros irmãos. Agora, o sonho deles é levar música e oportunidade de forma igualitária à sociedade. “Assim como a gente conseguiu ter acesso à música, a gente quer compartilhar. Queremos dar esse acesso ao mundo inteiro. Sem isolar ninguém”, diz o músico.


Marcados pela generosidade das pessoas, que o ajudaram com bolsa de estudo, doação dos instrumentos para a concretização dos sonhos ainda embrionários, hoje eles têm um projeto que promove a formação musical e esporte à crianças a partir de oito anos e jovens da comunidade que vivem, o bairro Novo Mondubim. Os irmãos Cruz formam o corpo docente do Projeto Acordes Mágicos. 

 

Cerca de 130 alunos participam da formação musical e 40 da escolinha de futebol. O projeto, que se mantém de doações, resultou na formação da Orquestra Acordes Mágicos, constituída por 64 integrantes.

 

"Clássicos na Lagoa"  é uma iniciativa do Instituto de Ciências Médicas Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ICM), em parceria com o Instituto Beatriz e Lauro Fiuza (IBLF) e a Plataforma Sinfonia do Amanhã.

 [VIDEO1]

 

Serviço

Irmãos Cruz - Projeto Acordes Mágicos - tocando Astor Piazzolla e Heitor Villa-Lobos

Quando: sexta-feira, 2, às 16h30min

Onde: Lagoa do Porangabuçu, ao lado da quadra esportiva
 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente