Participamos do

Confirmado: Bloco "Sanatório Geral" não desfila no Carnaval 2017

A organização divulgou a decisão por meio de nota
08:39 | Dez. 28, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1] O bloco “Sanatório Geral”, com dez anos de história, não levará cor e alegria às ruas do Benfica, em Fortaleza, no Carnaval 2017. A decisão foi divulgada por meio de nota oficial na madrugada desta quarta-feira, 28, confirmando a informação que foi antecipada por um dos organizadores do bloco e noticiada pelo O POVO Online nesta terça-feira, 27.

“É com muita saudade e também com o contentamento de ter participado da história do Carnaval de Fortaleza e, sobretudo, da alegria de tantas pessoas que tornamos pública a decisão de não mais botar o Bloco Sanatório Geral na rua. Saímos de boa conosco e, sobretudo, com os brincantes que deram existência ao Bloco”, inicia a nota.
 

No texto, a organização reafirma a existência de impasses que dificultam colocar o bloco na rua, mas sem mencioná-los. “O que queremos evidenciar neste momento não são os problemas, que já são pra lá de sabidos e divulgados, mas o esgotamento que a renitência e insolubilidade deles impôs ao grupo criador. O Sanatório nunca foi dado a mimimis ou barganhas. Se hoje anunciamos o encerramento do Bloco, é porque de fato se esgotaram todas as nossas possibilidades de fazê-lo com a leveza e a artesania que teciam sua natureza”.

O bloco
O Sanatório Geral iniciou seus passos em 2006, através de edital da Prefeitura de Fortaleza para o Pré-carnaval, e permanecendo assim até 2008. A partir de 2009, fora do edital, o bloco saiu às ruas com ajuda dos foliões, que aderiram e quase institucionalizaram o uso da fantasia para seguir a tradicional lagarta de fogo.

Confira a íntegra da nota.

Nota do Sanatório Geral
É com muita saudade e também com o contentamento de ter participado da história do Carnaval de Fortaleza e, sobretudo, da alegria de tantas pessoas que tornamos pública a decisão de não mais botar o Bloco Sanatório Geral na rua. Saímos de boa conosco e, sobretudo, com os brincantes que deram existência ao Bloco. Hoje queremos dizer do desfecho e do que para nós foi o fundamento do Bloco e, cremos, de todos os laços que dele surgiram.

O Sanatório nasceu da convergência espontânea de desejos, dessas que só o não-sabido da vida é capaz de produzir. Somos uma geração cujas infâncias foram tecidas nas festas do interior: dizemos do interior do Nordeste e do interior de cada um de nós. Portanto, os Carnavais do Moraes Moreira, as brincadeiras de rua, a infância criativa e as memórias por escrever foram pássaros que pousaram no mesmo fio que nos conduziria ao Sanatório Geral. Somos filhos de um tempo e, portanto, filhos de um fluxo.

Se dizemos isso, é porque os motivos que levaram à revoada dizem respeito principalmente às re-evoluções que se fizeram na vida singular e concreta de cada um de nós. Nesses dez anos, muita gente chegou, muita gente partiu, mães e pais surgiram, casais se desenlaçaram e amores se encontraram. Fizemos também diversas escolhas e aceitamos assim as consequências e efeitos delas. Acertamos muito e erramos muito também. Mas chegou o tempo em que os problemas que sempre acompanharam o fazer do Bloco pesaram demais sobre o coletivo que lhe animou por dez anos e a alegria deixou de ser a prova dos nove.  O que queremos evidenciar neste momento não são os problemas, que já são pra lá de sabidos e divulgados, mas o esgotamento que a renitência e insolubilidade deles impôs ao grupo criador. O Sanatório nunca foi dado a mimimis ou barganhas. Se hoje anunciamos o encerramento do Bloco, é porque de fato se esgotaram todas as nossas possibilidades de fazê-lo com a leveza e a artesania que teciam sua natureza.

Nos despedimos com a voz embargada, com muitos curtas-metragens passando em cada linha desse texto. São sonhos, desejos e vidas que se escreveram e, acreditamos, continuarão se multiplicando e se escrevendo com a tinta fina da liberdade de deixar viver o que cada um é. 

Bloco Carnavalesco Sanatório Geral

27/12/2016

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente