Participamos do

TSE autoriza vinda das Forças Armadas para segundo turno das eleições municipais

O pedido foi autorizado nesta terça, 18, pela ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber
18:01 | Out. 18, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Tribunal Superior Eleitoral autorizou nesta terça-feira, 18, a vinda das Forças Armadas para atuar na fiscalização e prevenção de práticas ilegais durante o segundo turno das eleições municipais no Ceará que ocorrerá no próximo dia 30. O pedido foi autorizado pela ministra do Supremo Tribunal Federal Rosa Weber. 

 

No último dia 4, logo após o primeiro turno das eleições, juízes de zonas eleitorais de Fortaleza enviaram solicitação ao Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) para que fosse requisitado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o envio de tropas federais para auxiliar o pleito do segundo turno das eleições municipais na capital cearense.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

Crimes eleitorais

 

No primeiro turno das eleições 2016 no Ceará foram registrados 32 flagrantes de crimes eleitorais e 28 prisões. Entre os delitos, estão compra de votos (distribuição de santinho e dinheiro), boca de urna, transporte irregular de eleitores, embaraçar o exercício do sufrágio, ameaça para votar ou deixar de votar e retenção de título.

 

 

Os policiais federais cumpriram 40 mandados de busca e apreensão no primeiro turno das eleições. Conforme a PF, foram apreendidos mais de 80 mil em dinheiro, além de veículos e armas de fogo.

 

 

Em Barbalha, uma assessora da primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, esposa do governador Camilo Santana, foi flagrada com R$ 50 mil em maços de dinheiro em envelopes e materiais de campanha do candidato à Prefeitura de Barbalha, Fernando Santana (PT) - cunhado de Camilo.

 

 

Entre as ocorrências mais graves está a abordagem desproporcional da Polícia com o secretário de Ciência e Tecnologia do Ceará, Inácio Arruda, e sua família. 

 

Redação O POVO Online 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente