Participamos do

Projeto Belchior 70 anos é celebrado em evento no Espaço O POVO de Cultura & Arte

Na ocasião também foi lançado livro-homenagem ao artista, que contou com textos de 14 autores cearenses inspirados em canções de Belchior. O cantor completa 70 anos de vida nesta quarta-feira, 26
21:40 | Out. 26, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Em homenagem ao cantor e compositor Belchior, que completa 70 anos, O POVO lançou projeto transmídia com caderno especial, webdocumentário e hotsite. O projeto Belchior 70 anos foi celebrado na noite desta quarta-feira, 26, em evento no Espaço O POVO de Cultura & Arte.

[FOTO1]
O evento gratuito lotou o Espaço O POVO de Cultura & Arte, que voltou às atividades após período em recesso. Na ocasião, além de admiradores e jornalistas, estiveram presentes familiares de Belchior, que está longe dos holofotes há mais de oito anos.

Para começar a noite, exibição do webdocumentário do projeto Belchior 70 anos. Em seguida, debate com três dos autores do livro Para Belchior Com Amor: a jornalista Ethel de Paula, o escritor Ricardo Kelmer e o professor universitário José Américo Saraiva, além de Marcos Sampaio, editor adjunto do Núcleo de Cultura e Entretenimento do O POVO e um dos responsáveis pelo especial transmídia.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

[FOTO2]
O debate foi intercalado por canções de Belchior, executadas pelos músicos Moacir Bedê e Pedro Falcão. Ao fim, autógrafo dos autores do livro.


No caderno especial, no webdoc e no hotsite estão depoimentos de amigos, parceiros de trabalho, críticos de música e especialistas na obra de Belchior. É um recorte sobre o homem por trás do mito, o artista sensível, o intelectual brilhante, o irmão afetuoso.


Confira o projeto Belchior 70 anos em especiais.opovo.com.br/belchior70anos/


Para Belchior Com Amor

[FOTO3]
As sete décadas de vida do artista são apreciadas por vários outros artistas amigos e/ou influenciados por Belchior. Quatorze deles são autores de textos inspirados em canções do músico e compilados pelo escritor Ricardo Kelmer.  Parte das músicas que serviram de mote para os textos vem de Alucinação, disco que completa 40 anos em 2016. O livro Para Belchior Com Amor é outra homenagem que foi lançada no evento desta quarta-feira. Um tanto de carinho ao “sobralense bigodudo”, como diz Kelmer.


O livro chegou ao mercado no dia 7 de outubro, em sessão comemorativa no Theatro José de Alencar (TJA). Desde então, o organizador da coletânea, escritor Ricardo Kelmer, realizou uma série de eventos pela Cidade como forma de celebrar as composições de Belchior, o aniversário do artista, a atualidade do cancioneiro e a construção coletiva que resultou na obra.


SERVIÇO
Para Belchior Com Amor

Organização Ricardo Kelmer
96 páginas
Preço: R$ 21 (frete incluso)
A publicação não está disponível em livrarias, mas pode ser encontrada em site do organizador e em página do Facebook

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente