Participamos do

Exposição abre, nesta quinta, programação do Festival Concreto

O festival começa no museu e ganha as ruas de Fortaleza entre os dias 4 e 12 de novembro. O evento deve movimentar a capital cearense com programação cultural diversificada
14:20 | Out. 26, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]

Os muros, as paisagens e o cotidiano de Fortaleza ganharão mais cores, entre os próximos dias 4 e 12 de novembro, com a terceira edição do Concreto - Festival Internacional de Arte Urbana. O evento contará com a presença de mais de 100 artistas locais, nacionais e internacionais, além de promover atividades de formação, shows, residência artística, lançamento de livros e de documentários.

O lançamento da programação inicia com a exposição "Choque Cultural no Festival Concreto, 13 anos de produção gráfica", nesta quinta-feira, 27, a partir das 20 horas, no espaço Multigaleria do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Fundada por Mariana Martins e Baixo Ribeiro em 2003, em São Paulo, a exposição edita pôsteres e gravuras com variadas tiragens, monotipias, livros-objetos, zines, adesivos, lambe-lambes e outras peças gráficas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

No dia 4 de novembro, às 19 horas, acontece o lançamento e credenciamento dos artistas no Espaço Rogaciano Leite, no Centro Dragão do Mar. A programação conta com uma solenidade de abertura, show com bandas e performances, além de Live Painting com Rafael Highraff (SP).

[FOTO2] 

Durante os nove dias do festival, os artistas estarão espalhados por diversos bairros da cidade, apresentando seus trabalhos em grafite, criando instalações de mobiliários urbanos, performances sonoras, além de dialogar com a população e promover palestras, seminários e vivências.

Um dos destaques das atividades é a Amplitude, Escola de Arte Urbana, responsável pelas ações formativas, que em parceria com o Centro Cultural Bom Jardim, realizarão Vivências Práticas de Formação. Por meio de convocatória, dez selecionados receberão bolsa-auxílio e serão acompanhados, num processo de aprendizado prático e dialógico, por artistas de renome nacional e internacional.

O público também poderá conferir o "Seminário Arte Urbana - Cultura Contemporânea", um ciclo de palestras com artistas, produtores e ativistas da arte urbana mundial, fruto de uma parceria com a Escola Porto Iracema das Artes. Nesta edição, além das atividades em Fortaleza, acontecerá também o “Conexão Sobral”, estendendo as ações do Festival Concreto para o interior do Estado.

Confira a programação

Fortaleza - pinturas de murais e grafitti, palestra com Debora Pill (BRA), produtora dos artistas Os Gêmeos; ação de mutirão do ateliê itinerante CarRUAagem; palestra "Escultura na Arte Urbana" com Robert Panda ( POR); debate "30 anos de Stêncil" com OZI (BRA); oficina Arte Urbana e Cidade com Baixo Ribeiro e Mariana Martins, além de visita guiada à exposição "13 anos de produção gráfica" - Choque Cultural no Festival CONCRETO; discussão "Arte Urbana e Tecnologia / Atelier compartilhado" com C iryl23 (ESP) e Chylo (POL); palestra "Da arte Urbana para a Arte Contemporânea" com Stephan Doitschinoff - CALMA (BRA); bazar e expô das obras dos artistas do Festival Concreto 2016 e da Choque Cultural, oficina de Stêncil para crianças com OZI  no Estoril e festa de encerramento.

O Festival

O concreto nasceu com o objetivo de produzir difundir arte urbana, aproveitando o potencial arquitetônico de Fortaleza, e promovendo a interação e o diálogo com diferentes culturas. Em 2015, o Festival reuniu 25 artistas de 12 países, 30 artistas nacionais, 100 artistas locais, cinco bandas e o lançamento do projetos Cine Mara Hope, com a exibição do filme “Medo do Escuro”, do cineasta Yvo Lopes.

Serviço

Exposição Choque Cultural no Festival Concreto, 13 anos de produção gráfica

Abertura na quinta-feira, 27, a partir das 20 horas

No espaço Multigaleria do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

 

Festival Concreto 2016
De 4 a 12 de novembro em Fortaleza
Mais informações: 85 98817.5149 / Facebook

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente