Participamos do

Troque os próximos feriados na quarta-feira por folga na sexta; entenda

A legislação brasileira prevê a possibilidade de negociar com a empresa para folgar na sexta-feira. Para o caso de haver o trabalho no feriado sem a concessão da folga, o trabalhador receberá de forma dobrada
18:55 | Set. 26, 2016
Autor Rubens Rodrigues
Foto do autor
Rubens Rodrigues Repórter do OPOVO
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Os próximos dois feriados caem em quartas-feiras. São eles: Dia de Nossa Senhora Aparecida, em 12 de outubro, e Finados, em 2 de novembro. Mas há quem prefira estender a folga com o fim de semana. E isso é possível.
 
A legislação brasileira prevê a possibilidade de negociar com a empresa para folgar na sexta-feira. Conforme o advogado Raul Aguiar, especialista em Direito e Processo do Trabalho, da Ordem dos Advogados do Estado do Ceará (OAB/CE) pode haver negociação entre empregador e funcionário.
 
"Em regra, pode haver acordo para a compensação de feriados que cairão nas quartas-feiras, de forma que havendo o trabalho no feriado, pode haver a substituição do dia livre pela sexta-feira, por exemplo", explica.
 
O advogado afirma também que, para o caso de haver o trabalho no feriado sem a concessão da folga, o trabalhador receberá de forma dobrada. "A negociação é válida através de acordo individual escrito, acordo coletivo ou convenção coletiva", conclui.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente