Participamos do

Policiais civis mantêm greve e sete delegacias funcionam no Ceará

O Sinpol informou que, por unanimidade, os policiais recusaram a proposta apresentada pelo Governo. A categoria reivindica melhores salários e realização de concursos públicos, dentre outros benefícios
15:58 | Set. 24, 2016
Autor Amanda Araújo
Foto do autor
Amanda Araújo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Atualizada às 17h30min

Após assembleia, policiais civis mantiveram neste sábado, 24, a greve sinalizada durante a semana para reivindicar melhores condições de trabalho. Com isso, apenas cinco delegacias funcionam na Grande Fortaleza e duas no Interior, segundo o Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Ceará (Sinpol).

O Sinpol informou que, por unanimidade, os policiais recusaram a proposta apresentada pelo Governo. "Ontem (sexta-feira, 23) houve uma reunião, mas a categoria entendeu que o movimento de paralisação deveria continuar. Vários fatores culminaram para a greve. Temos o pior salário do nordeste e o menor efetivo proporcional do País", disse ao O POVO Online o presidente do Sinpol, Francisco Lucas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Segundo ele, a principal reivindicação é o reconhecimento do nível superior para que os policiais tenham um salário condizente com a complexidade do trabalho. Ele também cita como motivação para a greve a questão do desvio da função com a custódia dos presos, o que dificulta a investigação dos crimes.

"Recentemente tivemos uma colega rendida, algemada e jogada dentro da cela durante resgate de presos. É uma coisa absurda", critica Francisco, fazendo referência ao caso registrado na quarta-feira, 21, na Delegacia Metropolitana de Itaitinga.

A Polícia Civil do Ceará possui, ao todo, um efetivo de 353 delegados, 689 Escrivães e 1818 Inspetores. O Sinpol informa ainda que o serviço de custódia de todas as delegacias será mantido com pelo menos um policial civil (capital, metropolitana e interior).

[VIDEO1] 

Boletins
Além das delegacias em funcionamento, a população poderá fazer os registros de Boletim de Ocorrência na Delegacia Eletrônica e no Posto de Atendimento do aeroporto Pinto Martins.

Escala de 14 horas do dia 24 (sábado) até 8 horas do dia 25 (domingo)

CAPITAL

- Delegacia do 9º Distrito Policial (Atendimento Geral)
- Divisão de Homicídios (Atendimento local de crime)
- Delegacia da Criança e do Adolescente (Atendimento menor infrator)
- Delegacia de Defesa da Mulher (Atendimento de vítimas mulheres e crianças)

REGIÃO METROPOLITANA

- Delegacia Metropolitana de Maracanaú (Atendimento Geral)

INTERIOR NORTE

- Delegacia Regional de Crateús (Atendimento Geral)

INTERIOR SUL

- Delegacia Regional de Crato (Atendimento Geral)

Escala de 8 horas do dia 25 (domingo) até 8 horas do dia 26 (segunda)

CAPITAL

- Delegacia do 2º Distrito Policial (Atendimento Geral)
- Divisão de Homicídios (Atendimento local de crime)
- Delegacia da Criança e do Adolescente (Atendimento menor infrator)
- Delegacia de Defesa da Mulher (Atendimento de vítimas mulheres e crianças)

REGIÃO METROPOLITANA

- Delegacia Metropolitana de Caucaia (Atendimento Geral)

INTERIOR NORTE

- Delegacia Regional de Crateús (Atendimento Geral)

INTERIOR SUL

- Delegacia Regional de Iguatu (Atendimento Geral)

Governo

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS)  respondeu, em nota, que trabalha para que as demandas da população não sejam prejudicadas durante a paralisação de escrivães e inspetores no Estado.  A secretaria frisou a obrigação legal da manutenção de, pelo menos,  30% do efetivo, e informou o comprometimento de conceder a média salarial da região nordeste até o fim do mandato.

Sobre o efetivo, a SSPDS diz que realizou concurso para elevar em 30% o número de profissionais. ''Foram aprovados mais de 700 novos policiais civis - nos cargos de delegado, escrivão e inspetor. A primeira turma – 255 nomeados – tomou posse no último dia 29 de agosto. Com esse acréscimo mais cinco delegacias passaram a funcionar 24 horas – Crateús, Crato, Quixadá, Iguatu e Delegacia de Defesa da Mulher de Fortaleza. A segunda turma está prevista para ser chamada no mês de outubro e a terceira, em janeiro de 2017'', divulgou. 

De acordo com a SSPDS, o número de presos nas delegacias diminuiu de 1250 para 530. A secretaria citou esforço, em conjunto com o Poder Judiciário, para zerar o número de detentos em unidades policiais. ''A aprovação, em abril, da lei que regulamenta a remuneração de policiais civis por atividade fora do horário de expediente possibilitou o reforço nas permanências das delegacias'', complementa.

Por fim, a SSPDS alega que o Sinpol paralisou "forma arbitrária" as atividades das delegacias em todo o Estado, na quarta. A escolha da Delegacia Regional de Camocim e da Delegacia Regional de Brejo Santo como plantonistas foi uma tentativa, conforme a secretaria, de "retirar policiais militares de suas regiões, uma vez que tinham que se deslocar vários quilômetros para formalizar uma prisão''.

''Ao longo desta semana, foram realizadas reuniões com representantes dos policiais, onde o Governo se comprometeu em estudar as reivindicações da categoria. O diálogo com a categoria permanece aberto", conclui. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente