Participamos do

Fortaleza lidera lista de aprovados na 1ª fase da EFOMM

A capital cearense garantiu 77,7% do total de classificados na primeira etapa do processo seletivo
14:20 | Set. 27, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]

Fortaleza conseguiu uma aprovação expressiva na primeira fase do processo seletivo de admissão às Escolas de Formação de Oficiais da Marinha Mercante - EFOMM. Do total de 72 classificados para o Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar - CIABA, em Belém, 56 são candidatos inscritos em Fortaleza, o que representa 77,7% de aprovação, segundo relação de classificados divulgada nesta segunda-feira, 26.

Ao todo, 400 candidatos entraram na lista de classificação para os cursos de formação de Oficial de Máquinas da Marinha Mercante (FOMQ) e de Oficial de Náutica da Marinha Mercante. Deste número, 307 são de Fortaleza, 55 de Recife, 22 de Belém, 6 de Natal, 6 de Salvador e 4 de Manaus.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Segundo o professor de língua portuguesa, José Maria Cipriano, Fortaleza já tem um histórico significativo de aprovações em concursos militares. Contudo, desta vez, o profissional chega a considerar o resultado exagerado. “Fortaleza sempre costuma aprovar muito na AFA, EFOMM, nos concursos militares em geral. Mas neste concurso foi muito diferenciado. Antes tinha aprovação de 30%, 40%. Mas 75% [sic] foi exagero”, ironiza.

Questionado sobre uma possível explicação, o professor que trabalha há dez anos com preparação para concursos atribui ao resultado a especificidade na preparação. “Fortaleza montou um centro de preparação que envolve grandes escolas particulares que conseguem garantir uma preparação muito específica, que se diferencia das demais do Brasil.”, arrisca Cipriano.

Após a primeira classificação, os candidatos enfrentarão mais três etapas de caráter eliminatório. São elas, respectivamente: seleção psicofísica, teste de suficiência física e período de adaptação e verificação de documentos. Os aprovados iniciam os cursos, ministrados em regime de internato, no dia 30 de janeiro de 2017.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente