Participamos do

Estudantes da Uece denunciam atrasos de bolsas; reitoria garante pagamento

Os universitários reclama do atraso de 20 dias do pagamento das bolsas referentes aos programas de bolsas de Estudo e Permanência Universitária (Prae) e de Extensão (Proex)
16:07 | Set. 27, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]Estudantes da Universidade Estadual do Ceará (Uece) denunciam os atrasos do pagamento das bolsas referentes ao Programa de Bolsas de Estudo e Permanência Universitária (Prae) e o Programa Bolsas de Extensão (Proex). Conforme os universitários, o pagamento do mês de agosto era para ter sido realizado no último dia 10, mas até o momento não houve o repasse. Os bolsistas já realizaram abaixo-assinado, uma carta para reitoria e paralisações das atividades na tentativa de regularizar o repasse da verba.



Vanessa Nunes, acadêmica do curso Serviço Social do 4º semestre, está no programa de Permanência Universitária há seis meses e contou ao O POVO Online que os atrasos são recorrentes. “Sempre houve atrasos. Somente um mês que veio na data correta”, disse. A universitária, que participa do Laboratório de Estudo e Pesquisas em Afrobrasilidade, Gênero e Família (Nuafro), também destacou que alguns bolsistas paralisaram suas atividades devido aos atrasos. “Eu sou do laboratório e preciso desenvolver pesquisas. Algumas áreas já paralisaram e eu não posso paralisar, pois os laboratórios são praticamente mantidos pelos estudantes’’, declarou ao O POVO Online.


[SAIBAMAIS]
O estudante de música do 6º semestre e bolsista do Prae, Cleiton Ferreira, declara que muitos estudantes dependem do valor da bolsa para poder cumprir a carga horária e desenvolver as atividades. “É muito triste a situação dos bolsistas. A maioria das pessoas estão deixando de vir porque não têm condições para custear a passagem e a refeição”, comentou ao O POVO Online. O estudante também informou que os bolsistas não podem ter vínculo trabalhista e devem dedicar apenas a universidade. “Eles (os bolsistas) não podem assinar um contrato de trabalho. Só que ao mesmo tempo esses pagamentos não ocorrem na data correta”, ressaltou.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

 

Conforme as informações do pró-reitor de planejamento da Uece, Fernando Antônio, o motivo do atraso das bolsas deve-se a demora da liberação da verba por parte do Comitê de Gestão por Resultado e Gestão Fiscal (Cogerf). “A gente espera uma liberação de verba do governo para custear as despesas da universidade. As bolsas não fogem a regra. Neste mês, a Cogerf alterou o cronograma da liberação de recursos, o que atrasou o pagamento. Este mês foi atípico”, explicou ao O POVO Online. Além disso, Fernando ressaltou que a Universidade depende de todo um processo burocrático do Governo Estadual para pagar a bolsa dos estudantes.

 

 

Segundo ele, a Uece dispõe de sete programas de bolsas que são: Prae, Proex, Iniciação Artística, Orquestra Sinfônica, Programa de Competição acadêmica, Iniciação Científica e Monitoria. Sobre o pagamento referente ao mês de agosto, que era para ter sido efetuado no dia 10 de setembro passado, será feito na próxima sexta-feira, 30, conforme a instituição. Fernando esclareceu que a universidade vai receber a verba nesta quarta-feira, 28, e que demora cerca de dois dias para o valor ser transferido para a conta dos estudantes.

 

 Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente