Participamos do

Diálogo e confiança são base para casais empreendedores

Do casamento para os negócios, empreender em casal demanda um relacionamento sólido. As vantagens superam os desafios quando as competências se complementam e a vida pessoal e profissional estão bem separadas
09:26 | Out. 19, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Do casamento para os negócios, empreender em casal demanda um relacionamento sólido. As vantagens superam os desafios quando as competências se complementam e a vida pessoal e profissional estão bem separadas

Liliane Botelho, de 37 anos, e Ederson Botelho, 34, empreendem juntos na Atohm Geradores desde 2010, em Fortaleza, quando ainda estavam no início do relacionamento pessoal. Hoje, o casal tem quatro filhos e é apaixonado pelo que faz. “Abrimos com o diferencial de 24 horas, inclusive sábado, domingo e feriado. Nosso foco é ser a solução em geradores”, revela Liliane.

Entre as vantagens da parceria em casal, Liliane aponta a segurança de ter tudo resolvido “dentro de casa”, sem interferências externas. “O que a gente errar vai afetar a nossa família. E sabemos que só quem vai ter o melhor dessas decisões somos nós e nossa família, porque é tudo nosso.”

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Para Ederson, o maior desafio de ter um negócio juntos é saber separar os momentos de dificuldade da empresa dos momentos como casal. “Hoje a gente já tem uma maturidade bem maior. No início, foi um grande desafio”, conta ele destacando que o casal tem o obstáculo 95% resolvido. Liliane concorda. “Não é todo mundo que vai para a frente. Mas hoje já temos uma maturidade de separar a empresa da casa.”

[FOTO2] 

Trabalhando de forma complementar, Ederson atua na parte técnica dos equipamentos e Liliane na área comercial e administrativa da empresa. “Aí a gente consegue se multiplicar e dar esse foco na empresa, de forma que não fique sem os olhos do diretor no dia a dia”, destaca Ederson.

O casal pretende continuar empreendendo. Além da matriz no Cambeba, já abriu uma filial em Barbalha e quer expandir as atividades, investindo no segmento de energias renováveis. Como dica para quem pensa em abrir um negócio em casal, Ederson aconselha um relacionamento forte e parceiro, sem competição entre si. “O intuito realmente é crescer a empresa, com a união de dois fazendo um só corpo.”

Diálogo e parceria

Renata Parente, de 43 anos, e Renan Cysne, de 44, administram os conflitos no trabalho conversando. Casados há 18 anos, são proprietários de seis salões de beleza em Fortaleza, o Natural Beauty, desde 2001, além de uma barbearia inaugurada em 2016, a Tal Pai Tal Filho. “O que surge de problema para resolver, a gente senta e conversa, não necessariamente precisa marcar. É muito fácil de resolver as coisas”, conta Renan.

Empreender junto demanda um relacionamento muito bom, destaca Renata, explicando que o casal sabe dividir a vida profissional da pessoal. “A gente tira férias juntos e não fala em trabalho. Se estamos em casa e temos que tomar uma decisão, tomamos, mas depois não ficamos falando só disso. Na verdade não tem regra, mas dá certo. Não se torna uma coisa estressante.”

[FOTO1] 

Sobre os desafios, Renata reconhece que depender do mesmo negócio é um risco. “Alguma coisa não dando certo, os dois estão na roça.” Tirar férias também requer planejamento para que as empresas não fiquem “abandonadas”. Mas a cumplicidade entre os dois torna o trabalho fluido e próspero. “A gente se dá muito bem, pensa da mesma maneira, então para a gente é fácil”.

Assim como Liliane e Ederson, Renata e Renan também se complementam no trabalho. “Eu sou uma pessoa que gosto muito da parte administrativa. A Renata já gosta de lidar com o público, é uma pessoa mais extrovertida, muito simpática”, esclarece Renan.

Para manter o sucesso, Renan destaca a importância de separar a vida pessoal da profissional.  “Não transformar os problemas do trabalho em problemas do casal, do relacionamento. É complicado quando está tudo misturado.” Com os salões de beleza já consolidados, o casal tem planos para a barbearia. Abrir mais uma sede e franquear o negócio para fora do Estado.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags