PUBLICIDADE
Notícias

RC Consultores: previsão para Selic na Focus reflete alívio acelerado na inflação

13:24 | 17/07/2017
A queda na mediana das expectativas do mercado na pesquisa Focus para a Selic reflete o arrefecimento na taxa de inflação, afirma o analista Everton Carneiro, da RC Consultores. "A inflação vem caindo mais rápido e a tendência é que continue diminuindo", diz. No levantamento, a previsão para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2017 passou de 3,38% para 3,29%.

Diante da estimativa de que o IPCA prossiga em desaceleração, Carneiro não descarta a possibilidade de os juros fecharem este ano na faixa de 7,00%. Contudo, esta não é a previsão da RC Consultores, que é de Selic encerrando 2017 em 8,50%, por enquanto.

A expectativa da consultoria é que o IPCA acumulado em 12 meses desacelere até a leitura de agosto, para depois avançar um pouco no nono mês, quando pode apresentar um nível maior que em setembro de 2016 (0,08%). Por enquanto, a projeção da RC Consultores é que a inflação termine 2017 em 3,65%.

Segundo Carneiro, a previsão para o IPCA pode ser alterada, a depender do aumento de algum tributo como já vem se aventando, a fim de ajudar o governo a cumprir a meta fiscal de déficit de R$ 139 milhões em 2017. "Pode ser que elevem Cide em cima da gasolina", diz, ao referir-se à Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) para o combustível.

TAGS