PUBLICIDADE
Notícias

Demanda do consumidor por crédito cresce 4,6% em maio, diz Boa Vista SCPC

10:12 | 28/06/2017
A demanda por crédito do consumidor cresceu 4,6% entre maio e abril, descontados os efeitos sazonais, segundo o indicador da Boa Vista SCPC. Na análise interanual também houve aumento, de 7,9%. Já no acumulado em 12 meses, a demanda do consumidor por crédito continua recuando, mas a Boa Vista ressalta que a queda de 6,9% é 1,6 ponto porcentual menor que o resultado acumulado até abril.

Na margem, a demanda por crédito no setor financeiro teve expansão de 8,3%, enquanto no segmento não financeiro a alta foi de 1,9%. Em 12 meses, a retração nas instituições financeiras foi de 11,3% e houve declínio de 3,9% no setor não financeiro.

Segundo a Boa Vista, os resultados da tendência do indicador ainda demonstram uma demanda por crédito negativa em função de fatores como altas taxas de juros, rendimentos reais negativos e desemprego elevado, que ainda impõe maior cautela e aversão ao consumo pelas famílias.

Contudo, a instituição espera que a demanda do consumidor por crédito atinja níveis positivos até o final de 2017. "Com o recente alento da economia e com melhores perspectivas juros e inflação, espera-se para os próximos meses retomada mais consistente do indicador", explica.

TAGS