PUBLICIDADE
Notícias

Varejo de São Paulo cresce 4,2% em janeiro, diz FecomercioSP

17:24 | 29/03/2017
As vendas do varejo paulista cresceram 4,2% em janeiro, na comparação com igual período de 2016, marcando o terceiro mês seguido de crescimento na comparação anual, segundo balanço antecipado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado

O faturamento do setor em 12 meses, que até novembro acumulava variação negativa de 0,7%, agora mostra crescimento de 0,8%, num sinal, segundo a entidade, de que o comércio de São Paulo engatou um processo de recuperação do ciclo recessivo iniciado no primeiro trimestre de 2014.

Citando em sua análise a criação de postos de trabalho em fevereiro - que interrompeu 22 meses seguidos de perda de vagas na economia brasileira -, a queda da inflação e, como consequência, dos juros, o avanço da renda de trabalhadores rurais e a "notória" recuperação na confiança tanto dos consumidores quanto dos empresários, a FecomercioSP revisou de 2,5% para 2,8% a previsão de crescimento das vendas neste ano.

Só em janeiro, o faturamento do comércio varejista de São Paulo chegou a R$ 48,4 bilhões, quase R$ 2 bilhões acima do montante apurado um ano antes. Entre os destaques positivos, houve crescimento nas vendas das concessionárias de veículos (19,5%), das farmácias e perfumarias (16%) e das lojas de autopeças (15,4%) e de materiais de construção (9,1%).

O desempenho positivo de seis de nove setores monitorados pela Fecomercio compensou o recuo nas vendas dos supermercados (-0,8%), bem como das lojas de departamentos (-9,2%) e de vestuário (-5,2%).

Apenas três das 16 regiões pesquisadas pela Fecomercio tiveram queda de vendas no primeiro mês do ano: Osasco (-10,3%); Bauru (-4%) e Guarulhos (-1,6%). Na capital paulista, as vendas do varejo cresceram 5,9% na comparação com janeiro de 2016.

O levantamento da Fecomercio é feito mensalmente, com base no total de vendas declarado pelas empresas varejistas para a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz).

TAGS