Participamos do

Governo anuncia assinatura dos contratos de concessão do aeroporto de Fortaleza

Conforme previsto no cronograma da Anac, a assinatura do contrato ocorrerá apenas amanhã, em cerimônia reservada entre Governo Federal e concessionárias
12:07 | Jul. 27, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]O Governo Federal anunciou hoje, em cerimônia no Palácio do Planalto, o implemento do Programa de Concessão dos Aeroportos de Fortaleza, Porto Alegre, Salvador e Florianópolis. A assinatura do contrato de concessão, entretanto, vai ocorrer apenas amanhã, conforme previsto no cronograma da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), e não será transmitida.

 

A solenidade, iniciada por volta das 11 horas, contou com a presença do presidente Michel Temer, junto a ministros do Governo, e com representantes das concessionárias vencedoras do leilão realizado em março: a alemã Fraport, que vai administrar os aeroportos internacionais de Fortaleza (Pinto Martins) e de Porto Alegre (Salgado Filho); a francesa Vinci, que arrematou o terminal de Salvador (Luís Eduardo Magalhães); e a empresa suíça Zurich, que ficará a cargo do equipamento de Florianópolis (Hercílio Luz).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Também participaram do ato, o governador do Ceará, Camilo Santana (PT); o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT); e César Ribeiro, secretário do Desenvolvimento Econômico.

Investimento

De acordo com o ministro de Estado dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, as concessões à iniciativa privada vão propiciar aos quatro aeroportos um investimento mínimo total de R$ 6,61 bilhões, ao longo das próximas três décadas.

O ministro ressaltou ainda que o Governo já estuda realizar novas concessões no setor aeroportuário, bem como estabelecer novos equipamentos em cidades médias. Citou como case de sucesso a inauguração do Aeroporto de Jericoacoara, localizado no município cearense de Cruz. "O aeroporto de Jericoacoara recebeu uma ajuda importante do Governo Federal e já está homologado, com uma demanda que só cresce". 

Ministro-Chefe da Secretaria-Geral da Presidência 
da República, Moreira Franco destacou que, com as concessões, 12 mil empregos serão gerados e 27 milhões de passageiros serão diretamente beneficiados. "Vocês três (Vinci, Fraport e Zurich), empresas de renome internacional, vão propiciar uma verdadeira revolução na prática aeroportuária doméstica", disse, assegurando se tratar de um "contribuição importante para o usuário do sistema aéreo brasileiro".

Modernização

O presidente Temer, por sua vez, aproveitou a cerimônia para apresentar o desempenho econômico do Brasil nos últimos dois meses, período em que, segundo ele, o País cresceu e produziu, impulsionado pela aprovação de medidas. "Nesse breve período, aprovamos de 10 a 12 Medidas Provisórias, até de difícil equação, como a modernização da lei trabalhista em uma votação muito significativa". 
 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente