Participamos do

Fortaleza está entre os 15 melhores destinos do mundo para viajar em família

A Capital cearense foi a única cidade do Brasil e da América do Sul na pesquisa apontada pelo Airbnb
12:14 | Abr. 24, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]O Airbnb, site de hospedagem compartilhada, divulgou  uma pesquisa com famílias viajantes e apontou 15 destinos que são as maiores tendências para viajar com os filhos e parentes neste ano. Fortaleza está na nona posição. Foi a única cidade brasileira e da América do Sul no ranking.
 

O secretário de Turismo da Prefeitura de Fortaleza, Alexandre Pereira, comemorou o resultado e disse que o governo municipal vem trabalhando para ampliar e fortalecer o setor na Capital cearense. "Estamos satisfeitos com o resultado da pesquisa. A Prefeitura de Fortaleza vem trabalhando e fazendo esforços para que possamos alcançar esses resultados. Nesta semana, estamos em reunião com a Fraport, empresa que levou a concessão do Aeroporto Pinto Martins. Esperamos que com as reformas previstas para o terminal aéreo, haja uma melhora no turismo da Capital. Além do Aeroporto, estamos com um terço já concluído do projeto de requalificação da Beira Mar. Temos também o projeto de revitalização da Praia de Iracema em andamento. Tudo isso vai alavancar o potencial turístico da cidade", destacou o secretário.
 

Alexandre lembrou ainda que a Secretaria de Turismo será transferida para o Estoril, na Praia de Iracema, no próximo mês de maio. Segundo ele, após a transferência, o prefeito Roberto Cláudio vai anunciar uma série de medidas de incetivo a empresários e empreendedores que quiserem investir na orla.
 
 
Para Eliseu Barros, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis Ceará (Abih-CE), os dados da pesquisa não são uma novidade, pois sempre se soube deste potencial da cidade de Fortaleza. "A Capital cearense é bastante procurada pelo clima, as praias, as belas paisagens, as famílias gostam de vir pra cá. Fortaleza é um destino turístico para as famílias. Sempre recebemos avós, crianças, famílias em geral", ressaltou.
 

No entanto, Eliseu lembrou que os números para o setor hoteleiro ainda não são bons neste ano. Segundo ele, o período de recessão econômica tem prejudicado bastante o setor. "A taxa de ocupação em 2017 continua baixa em relação a anos anteriores. No último feriado de Tiradentes, tivemos uma taxa de ocupação de 54% na rede de hotéis, uma queda de de 5% em comparação com o ano passado, que foi de 59%", destacou.
 

Dados da Pesquisa
De acordo com a pesquisa, entre as viagens em família, 34% incluem os avós, enquanto 20% têm também amigos. Destinos com praia são os preferidos, apontados por 75% das famílias. O carro ainda é principal meio de transporte para esse tipo de viagem: 72% dos entrevistados declararam que sua próxima viagem será realizada com ele.
 

Oito em cada dez famílias acreditam que seus filhos preferem experimentar atividades ao invés de apenas assistir, e 78% consideram que trocas culturais e educativas são importantes e influenciam na decisão do destino.
 

Internet com acesso wi-fi (64%) e piscina/jacuzzi (49%) são as amenidades mais procuradas pelas famílias. Elas também se importam com a cozinha: 40% disseram que o cômodo tem grande importância na decisão da hospedagem.
 

A pesquisa foi realizada virtualmente pela empresa Harris Poll, que consultou famílias com filhos menores de 18 anos.
 

Confira o ranking das 15 cidades:

1 – Osaka, Japão
2 – Kyoto, Japão
3 – Melbourne, Austrália
4 – Malibu, Estados Unidos
5 – Reykjavik, Islândia
6 – Princeville, Havaí (EUA)
7 – The Big Island, Havaí (EUA)
8 – Bordeaux, França
9 – Fortaleza, Brasil
10 – Honolulu, Havaí (EUA)
11 – Miami, Estados Unidos
12 – Lyon, França
13 – Valência, Espanha
14 – Edimburgo, Escócia
15 – Anaheim, Estados Unidos
 
Redação O POVO Online 



Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente