Participamos do

RC chega a Alemanha para conhecer novo "dono"

08:46 | Mar. 29, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, desembarcou há pouco em Frankfurt. Hoje às 17 horas locais (14 horas no Brasil), ele tem uma primeira reunião com o executivo Stefan Schulte, presidente da Fraport, a companhia alemã que levou a concessão do Pinto Martins e pagou US$ 446,8 milhões para operar o aeroporto por 30 anos.
[VIDEO1]

O prefeito está acompanhado do secretário de Governo, Samuel Dias, e da secretária de Assuntos Internacionais, Patrícia Macêdo. A comitiva fica na Alemanha até a próxima sexta, 31, quando segue para Nova Delhi (Índia). Lá, participam de uma palestra na reunião do Banco de Desenvolvimento dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).


A reunião na Alemanha foi decidida logo após a vitória da Fraport. A empresa é dona do maior terminal aeroportuário da Alemanha e também opera 10 aeroportos na Europa, Ásia e América do Sul (em Lima, no Peru). Além de Fortaleza, os alemães levaram o de Porto Alegre. Amanhã está prevista uma visita técnica ao terminal de Frankfurt - um gigante que recebe mais de 60 milhões de passageiros por ano, vindos de 250 cidades no mundo e onde a Lufthansa (maior companhia aérea alemã) tem sua principal base.


A Fraport começará a operar plenamente o Pinto Martins a partir de 28 de janeiro de 2018. Até lá ficará num tipo de administração compartilhada com a Infraero. Os alemães irão dizer ao prefeito que, por sua localização, Fortaleza é estratégica para ampliar a operação da empresa na América Latina. O POVO apurou que RC, além de afirmar que a cidade tem muito a ganhar com a mudança de porte do aeroporto, deve oferecer políticas de incentivo para a geração de negócios no Pinto Martins.


* Arlen Medina Néri, Enviado Especial a Frankfurt

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente