Participamos do

Acordos bilaterais diretos podem ser ampliados na gestão Trump

Ainda há muita margem para crescimento nas relações entre Brasil e Estados Unidos, afirma o Consul Geral dos Estados Unidos para o Nordeste, Richard Reiter
21:33 | Mar. 28, 2017
Autor Irna Cavalcante
Foto do autor
Irna Cavalcante Repórter no OPOVO
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Em palestra nesta terça, 28, para empresários cearenses, promovida pela Amcham Fortaleza, ele explicou que apesar dos ruídos políticos e incertezas nos dois países, os negócios continuam ocorrendo e que o momento atual favorece mais acordos diretos bilaterais, do que aqueles firmados em bloco.

 Setores como o de energia renováveis, infraestrutura, têxtil e tecnologia da informação são consideradas boas janelas de oportunidade. “Já existe uma forte relação entre EUA e Brasil, mas podemos fazer muito mais e melhor”, explica Reiter. No ano passado, o comércio entre os dois países movimentou US$ 56 bilhões. “O Brasil é o nono maior parceiro comercial dos EUA. Parece muito, mas não é. Isso quer dizer que estamos perdendo negócios”.

 Ele também destacou que o presidente americano Donald Trump tem um perfil muito voltado aos negócios e que um primeiro encontro com o presidente brasileiro, Michel Temer, já foi feito. O momento agora é de analisar os cerca de vinte diálogos bilaterais, iniciados ainda na gestão anterior, para decidir qual será a agenda de negócios. “Estamos agora olhando este prato cheio e vendo onde vai fazer os avanços”. Além da compra de produtos, há também oportunidades de alavancar investimentos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 No Nordeste, a produção de energias renováveis tem despertado a atenção de empresas americanas interessadas em investir no País, agregando tecnologia. “O Nordeste é um dos maiores produtores de energia renovável do País. Aqui tem eólica, solar, tem políticas progressistas na área de energias renováveis. As empresas americanas estão olhando o mercado aqui porque é bem rico e que tem muito a explorar”.

 As parcerias público-privadas (PPP) também são vistas com bons olhos, porém o custo brasil continua sendo um obstáculo. Por outro lado, o cônsul destacou que há interesse em atrair mais empresas a investir nos Estados Unidos. O estoque de investimentos brasileiros naquele país, em 2015, chegou a US$ 24 bilhões. Para o professor da Devry Brasil, e mestre em economia, Gustavo Zech Sylvestre, esta predisposição maior para acordos bilaterais diretos que se observa não apenas nos Estados Unidos, mas no mundo, pode ser positiva para o Brasil. “Os acordos por blocos não conseguem pegar todas as variáveis de um determinado país, ou determina situação econômica e fica mais difícil trazer uma relação de benefício mútuo para EUA e Mercosul, por exemplo. Os acordos bilaterais levam em consideração que há de melhor e as situações mais delicadas de cada país, de forma que teria um benefício maior”.

 Ele diz que hoje o que acontece nos EUA, até pelo seu tamanho e representatividade no mundo, tem um poder muito maior de complicar a situação da economia brasileira, do que o oposto, a exemplo do aumento da taxa de juros americanos, hoje em 1% ao ano, que pode provocar uma fuga de investidores do Brasil. Mas, ele acredita que o fluxo comercial entre os países não será afetado. “Por mais que Trump esteja tomando medidas agora que para alguns podem ser preocupantes, no longo prazo, as relações tendem a permanecer no fluxo que sempre tiveram, que é de parceria, de crescimento mútuo. Independente da política que Trump venha a fazer, o Brasil continuará sendo considerado um player importante”.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente