Participamos do

Seminário discute parcerias público-privadas e concessões

Evento contou com a participação do titular da Seplag, Hugo Figueiredo, e do Prof. Dr. Sérgio Lazzarini, que ministrou palestra principal
20:21 | Set. 27, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]

Como parte das comemorações dos seus 50 anos, a Secretaria do Planejamento e Gestão do Governo do Estado (Seplag) realizou o Seminário Parcerias Público-Privadas e Concessões, na tarde desta terça-feira, 27.

 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O evento contou com a participação do titular da Seplag, Hugo Figueiredo, e do Prof. Dr. Titular do Insper Instituto de Ensino e Pesquisa, Sérgio Lazzarini, que ministrou palestra principal.


Conforme o especialista, o Brasil passa por um momento em que precisa atrair mais investimentos, visto que o setor público possui diversas limitações. Na ocasião, levantou discussão sobre como se criar um ambiente mais eficiente e favorável ao investimento privado.

 

"Nosso setor público tem errado sistematicamente, dispensando muitos recursos públicos, sem muito critério, e para projetos que poderiam ser financiados com mais capital privado. Um caso típico são os aeroportos", afirma Sérgio.  
[FOTO2]

O secretário da Seplag, por sua vez, observa a discussão dos modelos de parcerias público-privadas como uma forma de evitar erros e garantir que o recurso público seja bem aplicado futuramente.


Quanto às concessões no Estado, cujo cronograma se encerra em 2018, Hugo destaca que o foco, neste momento, não está na arrecadação. "A nossa motivação é ter a possibilidade de expandir e melhorar a qualidade do serviço, atrair investimento, gerar mais emprego. Os valores, sejam de arrecadação do Estado ou de economia, eventualmente, vão estar mais explícitos na hora que nós lançarmos os editais".


Conforme O POVO publicou nesta terça-feira, 27, placas solares, Centro de Eventos e o parque de tancagem de combustíveis devem ser os primeiros ativos negociados pelo Estado. A apresentação à iniciativa privada deve ocorrer em novembro, em São Paulo.

[FOTO3]

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente