Participamos do

Em agosto, taxa de desemprego é a maior desde 2009

Cerca de 242 mil pessoas estavam desempregadas, oito mil a mais do que em julho
11:54 | Set. 28, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Em agosto, a região metropolitana de Fortaleza registrou taxa de desemprego de 13,1%, o maior valor para o mês desde 2009. O número representa cerca de 242 mil pessoas desempregadas, oito mil a mais do que em julho, segundo dados da Pesquisa de Emprego e Desemprego, realizada pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, Instituto de Desenvolvimento do Trabalho, Fundação Seade e Dieese, divulgada nesta quarta-feira, 28.

O estudo aponta que o crescimento do nível de ocupação (1,1%, ou geração de 17 mil postos de trabalho) não foi suficiente para incorporar o número de pessoas que passaram a integrar o mercado de trabalho da região (1,4%, ou 25 mil). Pelo terceiro mês seguidos, o tempo médio de procura por trabalho continua subindo, ao passar de 32 para 33 semanas, entre os meses de julho e agosto de 2016.

Já o nível de ocupação cresceu 1,1%, o número de ocupados foi estimado em 1.609 mil pessoas. Os setores que mais contribuíram para este resultado foram a Indústria de Transformação (3,5%, ou geração de 9 mil postos de trabalho), nos Serviços (1,0%, ou 8 mil) e no Comércio e Reparação de Veículos Automotores e Motocicletas (0,5%, ou 2 mil).

Além disso, o número de assalariados aumentou 1,4%, cerca de 14 mil empregos, devido aos acréscimos registrados tanto no setor público (3,9%, ou 5 mil) e na iniciativa privada (1,1%, ou 9 mil). Sendo que no setor privado, subiu o número de assalariamentos com carteira de trabalho assinada (1,1%, ou 8 mil) e, em menor medida, sem carteira (0,7%, ou 1 mil).

Também registraram aumento os contingentes daqueles classificados nas demais posições (10,4%, ou 7 mil) e de autônomos (0,5%, ou 2 mil). Em contrapartida, houve redução no número de empregados domésticos (-5,6%, ou -6mil).

 

Redação O POVO Online

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente