Participamos do

Álcool ajuda a memorizar conteúdos recém estudados

A pesquisa revelou não apenas que quem bebeu foi melhor do que quem não bebeu, mas que os resultados de quem bebeu mais foram superiores
23:40 | Ago. 07, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]

A Universidade de Exeter, na Inglaterra, realizou um estudo que sugere que o álcool pode auxiliar na memorização de conteúdos recém estudados. Os pesquisadores convidaram 88 pessoas que afirmam beber socialmente, separaram em dois grupos e fizeram testes de aprendizado de palavras durantes dois dias seguidos.

Um desses grupos foi incentivado a beber pelo tempo que quisesse depois de fazer provas no primeiro dia, já o outro foi proibido de usar álcool. Quando as provas foram refeitas, aqueles voluntários que tinham bebido um dia antes tiveram melhor desempenho.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Conforme a professora Celia Morgan, a pesquisa revelou não apenas que quem bebeu foi melhor do que quem não bebeu, mas que os resultados de quem bebeu mais foram superiores. Os estudios, no entanto, não sabem identificar a causa do fenômeno, mas pensam que no processo de ingestão do álcool, o cérebro diminua o foco em memorizar coisas novas e se concentre mais em fixar o que foi visto em horas anteriores.

“A teoria é que o hipocampo, uma parte do cérebro bem importante para a memorização, prioriza a consolidação de memórias, transferindo lembranças de curto-prazo para a região da memória de longo-prazo”, completa Morgan.

 

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente