Participamos do

No Dia da Pizza, confira curiosidades sobre o alimento

Paixão internacional, data é dedicada às saborosas pizzas
10:23 | Jul. 10, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Uma das paixões nacionais na gastronomia, a Pizza tem o dia 10 de julho totalmente dedicado à ela. Estima-se que no Brasil sejam consumidas cerca de um milhão de unidades do alimento por dia, o que coloca o país entre os maiores consumidores internacionais. Já na Itália, o consumo é de cerca de 1,8 bilhão de unidades por ano.

Trazida por imigrantes italianos ao país no século 19, a pizza passou por diversas adaptações que a tornaram mais popular e amada. E para celebrar a data, dezenas de estabelecimentos espalhados por todo o país estão dando descontos para quem pedir uma redonda em plena segunda-feira.

Outro fato curioso sobre a pizza é que a Itália está tentando tornar a "pizza napolitana", a mais tradicional delas, criada em 1889, como um dos Patrimônios da Humanidade da Unesco.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A campanha "#PizzaUnesco" já conseguiu arrecadar 1,3 milhão de assinaturas em mais de 50 países, incluindo o Brasil, em apoio ao projeto.

De acordo com o promotor da campanha, Alfonso Pecoraro Scanio, o "objetivo é atingir dois milhões de adesões em ao menos 100 países até o outono [europeu]".

Além de Itália e Brasil, a paixão pela pizza também atinge os Estados Unidos e, em junho deste ano, foram os norte-americanos que "roubaram" dos napolitanos o título de "maior pizza do mundo".

Com 2,13 quilômetros de extensão, os pizzaiolos da cidade de Fontana, na Califórnia, criaram a maior pizza do mundo, batendo os 1,8km criados em Nápoles em 2016.

Fonte: ANSA

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente