PUBLICIDADE
Curiosidades
22 de maio

Dia do Abraço é comemorado nesta segunda

A data surgiu em 2004 quando um australiano começou a Free Hugs Campaign (Campanha dos Abraços Grátis) na Pitt Street Mall, uma rua de Sydney

16:50 | 22/05/2017

O abraço é uma demonstração de carinho, afeto ou amizade que está presente em todas as culturas. Normalmente, o abraço pressupõe alguma intimidade. É quando duas ou mais pessoas ficam parcial ou completamente entre os braços da outra.

Lembrado nesta segunda-feira, 22, a data surgiu quando um australiano conhecido como Juan Mann, no ano de 2004, começou a Free Hugs Campaign (Campanha dos Abraços Grátis) na Pitt Street Mall, uma rua de Sydney.

Seu objetivo era oferecer abraços para pessoas que estivessem passando, e assim incentivá-las a agirem da mesma forma. Para ele, o abraço deixa as pessoas muito mais felizes.

Depois da repercussão, Juan foi impedido de continuar com a ação. A paralisação foi exigida pelos guardas da cidade australiana, alegando que, caso ele fosse ferido durante um dos abraços oferecidos a um dos desconhecidos, a prefeitura poderia ser processada por não ter protegido um dos seus cidadãos.

No entanto, Juan e seus amigos fizeram uma petição para que pudessem ter permissão e dar continuidade. Eles conseguiram 10.000 assinaturas e receberam cartão verde para continuar a distribuição dos abraços.

O ato ficou popular quando Juan ofereceu um de seus abraços para Shimon Moore, vocalista da banda Sick Puppies, que gostou muito da idEia e acabou se aproximando de Mann.

Moore decidiu, então, gravar algumas cenas com Juan pelas ruas de Sydney. Quatro anos depois, a avó de Juan Mann faleceu, e Moore usou as cenas filmadas para montar um clipe da música “All the same“. O resultado foi aprovado pela banda, que sugeriu publicar no YouTube, fazendo um grande sucesso.

O mundo conheceu a campanha e países como o Brasil, Portugal e Espanha fizeram a sua versão do “Free Hugs”. Por isso, o dia 22 de maio ficou marcado como o Dia do Abraço.

O abraço, dependendo da cultura local, é usado como forma de demonstração de afeto de uma pessoa para outra. Através dele, podemos cumprimentar ou expressar sentimentos como carinho, amor, compaixão, saudade, congratulação, e até mesmo terror.

Apesar de incomum, pode-se dizer também que alguns animais podem abraçar. Uma gorila, por exemplo, pode abraçar seu filhote de forma muito parecida com o ser humano. Uma gata pode cobrir seus filhotes com a pata para proteger, e pode ser interpretado pelas pessoas como um abraço.

Em comemoração ao Dia do Abraço, o portal O POVO Online oferece o vídeo que inspirou a campanha de Juan Mann.

Veja vídeo

ISAYANE SAMPAIO