Participamos do

Conheça quem foi São Longuinho, santo popular festejado nesta quarta-feira

Entre católicos e adeptos de outras religiões, o santo é invocado para ajudar a encontrar algum objeto perdido
17:43 | Mar. 15, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]"São Longuinho, São Longuinho se eu achar dou três pulinhos", quem nunca recorreu? Apesar de várias pessoas solicitarem a ajuda do santo, poucas conhecem a verdadeira história do primeiro convertido à fé cristã, muito menos um dia no calendário dedicado a ele: 15 de março.

Os estudiosos afirmam que Longinus, o conhecido São Longuinho, foi um dos soldados romanos destacados para acompanhar a crucificação de Jesus Cristo. Ao ver as poderosas manifestações da natureza após a morte do Salvador, foi ele quem disse a famosa frase que o fez o primeiro convertido à fé cristã: “Verdadeiramente, este homem era Filho de Deus”.

Acredita-se que foi ele o responsável por uma perfuração em Cristo, de onde jorrou sangue e água. "Como vissem já morto, não lhe quebraram as pernas, mas um dos soldados abriu-lhe o lado com uma lança e, imediatamente, saiu sangue e água", assim diz o evangelho de São João, capítulo 19, versículos 33 e 34.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O sangue e água que saiu de Jesus respingou em São Longuinho e o curou de problemas nos olhos. Após abandonar o exército romano, Longuinho se manteve firme e, por isso, foi torturado, teve seus dentes arrancados e a língua cortada. Por fim, decapitado.

Quase mil anos depois, São Longuinho foi canonizado pelo Papa Silvestre II. O processo já havia avançado bastante, porém os documentos ficaram perdidos por muitos anos.

Então, o pontífice pediu a intercessão do santo para ajudá-lo a encontrar esses papéis. Os documentos foram achados pouco tempo depois e aconteceu a canonização. Conforme se relata, por sua pequena estatura, São Longuinho conseguia ver o que se passava por baixo das mesas e sempre encontrava pertences de pessoas.

Os objetos achados eram devolvidos aos seus donos. Daí teria surgido o costume de pedir-lhe ajuda para encontrar o que se perdeu. Segundo a tradição, em forma de agradecimento eram oferecidos três pulinhos e uma oração. Algumas pessoas oferecem até mais do que o tradicional. Diz-se que os pulos seriam pelo fato de o primeiro convertido ser manco, mas outra explicação afirma que essa forma de agradecer se remete à Santíssima Trindade.

Até hoje, entre católicos e adeptos de outras religiões, São Longuinho é invocado para ajudar a encontrar algum objeto perdido, numa mistura de superstição e fé.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente