Participamos do

Conheça 5 curiosidades do Dia de São Patrício

A data do padroeiro irlandês é comemorada em vários países
09:37 | Mar. 17, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O Dia de São Patrício (St. Patrick's Day) é comemorado nesta sexta-feira (17) na Irlanda e em diversos países do mundo que aderiram às comemorações. A data celebra a morte de São Patrício, padroeiro do país. Conheça 5 curiosidades sobre a festa.

Afogar o trevo
O símbolo da festa é o "shamrock" (trevo de quatro folhas), com o qual, segundo a lenda, São Patrício explicou o dogma da trindade à população irlandesa durante seus anos de missionário. No Dia de São Patrício, é tradição usar um pequeno "shamrock" e, no fim do dia, deixá-lo cair em seu último copo de cerveja ou de whisky, que são bebidas tradicionais da ilha. A tradição é conhecida como "drowning the shamrock", ou "afogar o trevo". Diz-se que o ato traz um ano de prosperidade.

Sláinte!
Uma das bebidas típicas da festa é a cerveja Guinness, que surgiu em 1759 na histórica St. Jame's Gate Brewery de Dublin, local onde essa bebida de cor marrom à base de cevada é produzida. No Dia de São Patrício, o consumo mundial passa os 2,3 milhões de litros por dia, chegando até 6 milhões. Ao brindar, é tradição gritar "sláinte", palavra gaélica que significa "saúde". Acredita-se que a tradição de beber no Dia de São Patrício tenha surgido pois, na ocasião da festa, havia sido suspensa por um dia a abstensão da quaresma de álcool e comida.

O santo pastor
São Patrício não nasceu na Irlanda, não se chamava Patrício e, tecnicamente, nem santo é, pois jamais foi canonizado. Acredita-se que ele tenha nascido na Escócia ou no País de Gales, no fim do século 4, durante a dominação romana. Seu nome de nascimento era Maewyn Succat. Aos 16 anos, foi sequestrado por piratas e levado à Irlanda, onde passou a adolescência cuidando de ovelhas. Após fugir e voltar para a Inglaterra, Maewyn entrou para a vida monástica e adotou "Patrício" como nome cristão (um dos nomes mais comuns na Irlanda). Quando adulto, voltou à ilha como missionário e introduziu o cristianismo entre a população celta, motivo pelo qual é venerado e visto como santo da Igreja Católica.

Festa dos imigrantes
O Dia de São Patrício não surgiu na Irlanda, e sim nos Estados Unidos, onde os imigrantes irlandeses começaram a festejá-lo a partir de 1700, para manter suas raízes vivas. A presença dos irlandeses ficou ainda mais forte em 1800, quando a grande caristia fez com que muitos deixassem suas terras. Atualmente, mais de 40 milhões de americanos têm origens irlandesas, além de 14 milhões de britânicos e sete milhões de autralianos, enquanto os habitantes da ilha são pouco mais de seis milhões. Em honra à comunidade irlandesa da cidade, a catedral católica de Nova York é dedicada a São Patrício.

O mundo se pinta de verde
A cor tradicional de São Patrício e da Irlanda é o verde, que relembra as gramas e as colunas da Ilha de Esmeralda. No Dia de São Patrício, cidades de vários países de língua inglesa se "pintam" de verde. O Empire State Building, em Nova York, a Sydney Opera House, e até mesmo o rio que corta a cidade de Chicago, se pintam com um verde brilhante em comemoração à data. 
 
Agência Brasil 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente