Participamos do

Casal de surdos adota cão sem audição

O cachorro que havia sido abandonado por não obedecer os comandos dos donos anteriores, atende à linguagem de sinais
18:10 | Set. 26, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]Em Porto Alegre, o casal de surdos Gaspar e Vanessa Scangarelli se conheceu pela internet e casou. Eles são pais de duas crianças ouvintes e donos de um cachorro que também tem deficiência auditiva. As informações são do site G1.

Em entrevista à emissora de televisão local, eles contam que o cão foi abandonado pelos donos anteriores porque não obedecia os comandos de voz. O casal adotou o animal em um abrigo.


Para se comunicar com o pet, a família usa a linguagem dos sinais. Por exemplo: quando Gaspar põe as mãos nos ombros, é um chamado para passear; quando ele gesticula próximo à boca, é hora da refeição.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine


Nesta segunda-feira, 26, é o Dia Nacial dos Surdos. A data foi criada há dois anos, através da Lei Nº 11.796, para destacar as lutas pelos direitos linguísticos e culturais.

LIBRAS

A língua brasileira de sinais é reconhecida pela lei Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. A linguagem também é composta por níveis linguísticos: fonologia, morfologia e semântica.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente