PUBLICIDADE
Tecnosfera
Tecnosfera

MindTheSec, evento debate segurança na internet

O MindTheSec é considerado um um dos maiores eventos sobre segurança da informação e cyber security do Brasil

09:18 | 17/05/2017

John McAfee fundador do famoso antivírus que leva seu sobrenome estará no Rio de Janeiro, 18 de maio, com sua palestra "The Unconventional Thuth" (A Verdade Não Convencional) sobre brechas e falhas em sistemas onlines. O MindTheSec é considerado um um dos maiores eventos sobre segurança da informação e cyber security do Brasil. A empresa cearense Morphus Segurança da Informação também fará parte do evento.

Mapa dos últimos ataques ao redor do mundo

Ataques pelo mundo

Um cyber ataque ao Sistema Operacional Windows afetou várias empresas ao redor do mundo. Hospitais ingleses foram afetados e, no Brasil, instituições como INSS e Petrobras paralisaram suas atividades. Renato Marinho, da Morphus Labs, avalia que o malware (software malicioso) se propaga através da exploração de uma vulnerabilidade no protocolo SMB da Microsoft, que permite a execução remota de comandos arbitrários no sistema impactado. Assim, uma vez que uma máquina esteja infectada, há uma grande possibilidade de que o ransomware (tipo de vírus que promove o sequestro de equipamentos por meio do qual é cobrado um resgate em bitcoins, a moeda digital) se apodere de todos os dispositivos em rede.

Marinho esclarece ainda que não são apenas as grandes organizações que são alvos de ataques. As redes domésticas podem ser utilizadas como “pontes” ou depósito de conteúdo ilegal para cibercriminosos. “Eles podem utilizar os equipamentos de uma residência para processamento os Bitcoins (a moeda digital, usada para inúmeras transações ilegais que podem ocorrer na internet)”, explica. O processamento de dados do invasor pode esgotar os dispositivos da vítima.

Entenda os bitcoins

Tecnologia digital que permite reproduzir em pagamentos eletrônicos a eficiência dos pagamento com cédulas. Pagamentos com bitcoins são rápidos, baratos e sem intermediários. Além disso, eles podem ser feitos para qualquer pessoa, que esteja em qualquer lugar do planeta, sem limite mínimo ou máximo de valor.

Veja o vídeo: