Participamos do

Amazonense de 104 anos pratica exercícios diariamente em academia

Ela diz que quando não vai para a academia adoece. "Criei alma nova"
14:25 | Ago. 22, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]

Nascida em 5 de setembro de 1912, no interior do Amazonas, Francisca de Souza Fontenelle frequenta diariamente uma academia popular no bairro Calafate de Rio Branco, capital do Acre. Aos 104 anos, sua disposição chama atenção, mas nem sempre foi assim.

"Eu ficava deitada na cama e quando falavam comigo eu respondia apenas 'hum'. Não queria ir para os cantos, parecia um menino ruim e enjoado. Até que um dia aquilo tocou meu coração e decidi sair. Minha filha me levou para passear na praça. Lá achei um monte de gente alegre, me animei e agora vou todos os dias", garante, em matéria do portal G1.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

[FOTO2]

O mesmo prazer que amazonense encontrou na atividade física, tenta repassar aos amigos, mas nenhum teve a mesma disposição e coragem. Além dos benefícios para a saúde física, os exercícios também trouxeram ganhos afetivos. A idosa diz que após ter iniciado a vida de atividades "todo mundo me quer bem, todo mundo me abraça". Ela diz que quando não vai para a academia adoece. Até um namorado Francisca arranjou na academia, mas terminou negando o pedido de casamento feito.

[FOTO3]

Jéssica Menezes, educadora física que acompanha Francisca e os demais idosos, afirma que o grupo pratica exercícios variados, usando alteres, colchonetes e bolas. São realizadas dinâmicas, recreação e atividades para socialização. A profissional afirma que o trabalho é muito gratificante, porque recebem muito carinho dos idosos.

 

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente