Participamos do

Ministério da Educação extingue 'ranking' do Enem por escolas

De acordo com o ministro Mendonça Filho os dados divulgados pela pasta eram usados de forma equivocada pelas escolas
15:33 | Mar. 09, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O "ranking do Enem por Escolas" foi encerrado pelo Ministério da Educação (MEC). Os resultados, fornecidos anualmente em uma lista com as maiores notas médias do País, obtidos pelas escolas não serão mais divulgados pela pasta.

[SAIBAMAIS]Em entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira, o ministro da Educação, Mendonça Filho, justificou a medida, explicando que os dados eram usados de forma equivocada pelas instituições. As escolas chegavam a montar salas com alunos de "elite" para obter bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e usar os dados como propaganda.

A presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini, afirmou que a exclusão desse dado é uma reivindicação antiga dos especialistas em educação. Segundo ela, o Enem não avalia escola, avalia o estudante.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Mendonça Filho afirmou que "não é missão do Estado brasileiro estabelecer o ranking, que produzia um desserviço e uma desinformação".

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente