Participamos do

Vereadora de Curitiba quer proibir fogos de artifício para proteger animais

Rosa afirma que tem dialogado com outros vereadores para convencê-los da importância do projeto. O barulho causado por fogos de artifício causa quadros de ansiedade, tremores e, em casos extremos, a morte de animais
19:26 | Jan. 03, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Vereadora de Curitiba empossada neste domingo, 1, Fabiane Rosa (PSDC) apresentou um projeto de lei para proibir queima de fogos de artifício no município. A proposta foi apresentada já em seu primeiro dia de trabalho. O texto bane todos os tipos de fogos e artefatos pirotécnicos para evitar problemas aos animais, como cães e gatos. As informações são da Gazeta do Povo.

 

Conforme a vereadora, o barulho causado pelos fogos pode levar os bichos a danos sérios de saúde, como ansiedade, tremores, taquicardia, latido e choro excessivo e até mesmo à morte em casos extremos. "As situações de alegria para os seres humanos se transformam em situações de sofrimento para muitos animais. É importante refletir sobre como uma conduta social considerada normal, aceitável pode ultrapassar os limites de bem-estar de outros seres que compartilham o ambiente com os seres humanos", diz a justificativa.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

Rosa afirma que tem dialogado com outros vereadores para convencê-los da importância do projeto. A medida prevê audiência pública sobre o tema já em fevereiro próximo, quando a Câmara voltará ao trabalho legislativo.

 

A plataforma de defesa do direito dos animais foi um dos destaques da campanha da vereadora. Já na primeira sessão do ano, Fabiane Rosa assinou o termo de posse acompanhada de um cachorro.

 

De acordo com a proposta, o banimento dos fogos de artifício é importante também para os humanos. Queimaduras causadas pelos artefatos e o incômodo que geram em crianças e idosos são citadas no texto. 

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente