Participamos do

Saiba como proteger seu cão dos fogos de artifício

O zootecnista e especialista em comportamento animal, Renato Zanetti, separou algumas dicas para você acalmar seu bichinho de estimação
14:15 | Dez. 14, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]A queima de fogos de artifício é comum durante as festas de Réveillon, apesar de ser um espetáculo visual, o barulho provocado é um problema para os cães.O som dos fogos desencadeia medo e ansiedade nos bichinhos.

De acordo com o zootecnista e especialista em comportamento animal, Renato Zanetti, a explosão pode remeter a um sinal de perigo e por isso, muitas vezes, a reação dos animais é correr.

Para que os cães acabem se machucando ou se perdendo, Renato Zanetti, listou algumas dicas para acalmá-lo e protegê-lo dos fogos de artifício:

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

1- Deixe o ambiente mais seguro, retirando objetos que possam cair sobre o cão ou que ele possa destruí-los e se machucar. Também deixe janelas e portões de acesso a rua fechados, para evitar eventuais fugas dos cães.

 

2- Aumente a identificação de seu bichinho, caso ele fuja por conta da fobia. As coleiras com o nome do cão e o telefone para contato são recomedadas.

 

3-  Deixe seu cão em um ambiente que tenha cheiros familiares. Facilite também o acesso do cão aos locais onde ele já costuma dormir. Caso não seja possível para o acesso aos locais mais seguros e aconchegantes.

 

4- Abrace seu cachorro. O cachorro se sentirá mais seguro e acolhido. Assim como para os humanos, o abraço e o contato corporal relaxa e tira a tensão.

 

5- Em casos EXTREMOS de fobia, procure um veterinário comportamental, pois quanto maior o nível de estresse de seu cachorro, menor é seu nível de aprendizado, e somente o médico, nesses casos, pode avaliar qual a melhor solução para seu cão passar por essa fase estressante.

 

6- Treine seu cachorro de forma preventiva. a idade ideal para treinar o cachorro  é até três meses de idade, quando o cão ainda está no período de socialização, no entanto, nem todas as pessoas possuem conhecimento da importância desse adestramento. Nesses casos, procure um adestrador profissional, que poderá contribuir positivamente com a situação.

 

7- Converse com sua comunidade sobre os malefícios que os fogos de artifício causam ao bem-estar dos cãezinhos e outros animais.

 

De acordo com Zanetti, há também uma técnica chamada “tellington touch”, que consiste em amarrar o cão com uma faixa. Porém ele alerta que a técnica, criada na década de 1970 para tranquilizar o animal em momentos de pânico, é uma prática que requer treino, pois simplesmente trançar uma faixa no cão não vai fazê-lo ficar mais calmo, e talvez só o deixe mais irritado ainda, principalmente estando amarrado.

 

Ele alerta que já existem algumas roupinhas no mercado que prometem o mesmo efeito da técnica, e são muito mais seguras.

 

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente