Participamos do

O que os pais devem observar antes de matricular o filho na escola?

Confira dicas de acordo com especialista e o Ministério da Educação (MEC) para ajudar na escolha
16:17 | Dez. 07, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1] O fim do ano traz, além dos eventos festivos, uma preocupação extra aos pais e responsáveis: a programação do ano letivo – desde a organização financeira para os gastos com materiais escolares até a escolha da instituição de ensino para os filhos. A preocupação em manter o filho onde estuda ou mudar envolve diversos aspectos que devem ser analisados pelos responsáveis.  "Os pais/responsáveis precisam levar em consideração o que a família espera daquela instituição e os elementos que consideram fundamentais para a formação de seu filho”, explica a psicopedagoga, mestre em Educação Infantil e especialista em Gestão Escolar, Ana Regina Caminha Braga.



A especialista explica como os pais devem ponderar na escolha: “Cada família tem suas prioridades e o seu estilo de vida. É indicado que elas listem esses tópicos para visualizar com maior facilidade o que deseja para o futuro da criança. Não existe uma 'fórmula mágica' para essa escolha, o importante é que os pais/responsáveis visitem os ambientes, conheçam a estrutura e a equipe pedagógica até decidir a que melhor atende seu perfil e a lista feita anteriormente. Ou seja, a família precisa que a criança faça parte de uma escola em que eles se sintam seguros em deixar seus filhos", diz.


Segundo Ana Regina, uma análise significativa para diminuir as chances de erros na escolha é levar a criança para ver como ela reage e se ela se ambienta ao lugar. Além disso, ela sugere que os pais/responsáveis analisem não só a metodologia de ensino da instituição, mas também os projetos extraclasse, pois uma boa escola não se preocupa apenas com o conteúdo sistemático, mas com o desenvolvimento do aluno como um todo. “É importante que os pais/responsáveis escolham uma instituição que vá além das matérias propostas, mas que ensine valores éticos e morais a criança, estimulando seu desenvolvimento como cidadã”, comenta.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 


Após a escolha, é importante o acompanhamento do ambiente, com visitas regulares a fim de saber se a criança gosta das atividades e dos colegas, evitando que a criança passe por determinadas situações. Ainda segundo Ana, “os pais precisam se fazer presentes, perguntando como foi o dia e durante a aula, o que ela aprendeu, o que mais gostou e o que não gostou. Isso faz com que os pais e responsáveis tenham uma base de como aquela criança está se adaptando ao novo ambiente escolar”, frisa.


6 dicas para escolher a escola do seu filho segundo o Ministério da Educação (MEC):


1. Confira se a escola tem a autorização de funcionamento (o documento é expedido pela Secretaria Estadual da Educação);

2. Confira o alvará sanitário, este deve estar sempre afixado em um lugar visível;

3. Confira se a escola possui o documento (Projeto Político Pedagógico - PPP) com a sua proposta pedagógica;

4. Fique atento aos horários e a facilidade com que a escola permite acesso aos pais;

5. Observe o comportamento da criança quando ela chega à instituição, isso pode revelar como ela vem sendo tratada;

6. Observe atentamente enquanto estiver conversando com a criança, seu olhar, seus gestos, sua fala suas reações podem ajudar a avaliar o estado físico e emocional.

 

Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente